Volta às aulas bem especial

A programação terá início hoje (9), com uma apresentação da Orquestra da Grota, no Theatro Municipal de Niterói, para alunos, responsáveis e professores - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói organizaram uma programação especial para marcar a abertura oficial do ano letivo, após o período de feriado do Carnaval. As aulas nas unidades da rede municipal foram iniciadas no dia 7 de fevereiro.

Os eventos, destinados aos alunos, responsáveis e profissionais da rede de educação, serão realizados entre março e abril, e incluem apresentações culturais, ação social e debates sobre a evasão escolar e a relação entre Educação e Carnaval. Participam da programação o economista Marcelo Neri (FGV), o sociólogo Roberto DaMatta e o jornalista Mário Magalhães.

"Preparamos uma série de atividades para marcar o início de um ano letivo importantíssimo, no qual retomaremos a normalidade do funcionamento de nossas escolas. Tudo foi pensado com muito cuidado para levar cultura, formação e informação para o desenvolvimento da nossa rede de educação. Vamos iniciar um grande esforço coletivo para combatermos os efeitos da pandemia e recuperarmos a aprendizagem de nossos estudantes", afirmou o secretário municipal de Educação, Vinicius Wu.

A programação terá início hoje (9), com uma apresentação da Orquestra da Grota, no Theatro Municipal de Niterói, para alunos, responsáveis e profissionais de educação. A apresentação ficará a cargo dos alunos do Núcleo Badu, que já contam com sua orquestra, e a regência de Ricardo Vidal e Priscila Vidal, ex-alunos do projeto, que estão entre os responsáveis pelas aulas da garotada em Pendotiba.

No dia 17, o antropólogo, filósofo e professor Roberto DaMatta será o convidado para o debate sobre "Educação, Cultura e Carnaval", que acontecerá no Solar do Jambeiro, no Ingá. No evento, serão apresentados dois editais relacionados à cultura na rede municipal e à efetivação da Lei 10.639 nas escolas de Niterói.

No dia 25, a Educação promove uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Entre 10h e 14h, no Jardim São João, no Centro, serão oferecidas informações sobre a Educação de Jovens e Adultos do município e sobre o direito das mulheres através de parceria com o projeto Codim Itinerante, além de atividades culturais com música e contação de história.

No dia 31 de março, o jornalista Mário Magalhães participará de um debate após a sessão privada do filme Marighella, obra inspirada no livro escrito pelo jornalista, na Sala Nelson Pereira dos Santos. No mesmo equipamento cultural, no dia 6 de abril, o economista Marcelo Neri (FGV) encerra a programação com uma aula magna que abordará sua pesquisa mais recente sobre os efeitos da pandemia na evasão
escolar.