Festival Mulher prossegue hoje com premiação e show

A atriz Mônica Martelli participou da noite de abertura do evento, ao lado de Fernanda Sixel e Christa Vogel Grael - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Festival Mulher está acontecendo em Niterói, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, para celebrar o mês de lutas e conquistas das mulheres. Hoje (10), haverá, às 18h, premiação a 55 servidoras indicadas por órgãos da Prefeitura por contribuírem para a gestão pública da cidade. O encerramento fica a cargo da cantora, atriz, escritora e professora de música Mona Vilardo. Amanhã (11), às 20h, será a vez do ritmo contagiante da cantora Sandra de Sá, que vai apresentar músicas que marcaram sua carreira.

Na noite de abertura, na terça-feira, Dia Internacional da Mulher, o destaque ficou por conta da atriz Mônica Martelli e da cantora Preta Gil, que participaram de uma roda de conversa sobre "A mulher no século XXI: Conquistas e Desafios". A noite culminou com o Baile da Preta que fez a plateia cantar e dançar.

Ontem (9), foi a vez da empresária, jornalista e ativista Luana Génot e da cantora Ana Cañas abordarem o tema "Papéis de gênero na sociedade: Qual o lugar que a mulher ocupa?", fechando a noite com o show "Ana Cañas canta Belchior".

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve na cerimônia de abertura e destacou que a igualdade de gênero é bandeira prioritária na cidade.

"É impossível a gente acreditar que uma pauta como essa possa sofrer retrocessos. Se bem que a gente vê, mesmo com coisas já consolidadas na nossa democracia, algumas coisas andarem para trás. O trabalho de união de forças para que os avanços sigam acontecendo é fundamental. Temos todos os motivos para acreditar na importância do protagonismo da mulher. Com o protagonismo da mulher, teremos um mundo de mais justiça, mais sustentável e de muito mais paz. Hoje também é um dia pra gente reforçar o repúdio ao machismo, o repúdio à misoginia. A sociedade tem que reagir contra isso. A luta pela defesa e pelo empoderamento da mulher é da sociedade. É uma luta do homem. É uma luta por uma sociedade melhor, por uma sociedade mais democrática. Quero agradecer muito às mulheres que fazem parte da nossa equipe, que ajudam a construir os resultados desse governo com tanta competência. Esse governo tem a questão da igualdade de gênero como uma bandeira prioritária", afirmou Axel.

A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) está à frente da campanha que, em 2022, leva o nome de "Nossas conquistas são históricas e diárias". A secretária de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, disse que o Festival Mulher é uma iniciativa dentro de uma agenda maior.

"Todo ano a Prefeitura organiza uma campanha, um momento de reflexão. Esse ano, o mote da nossa campanha é "Nossas conquistas são históricas e diárias". O 8 de março é muito simbólico. É um momento de celebrar as nossas conquistas, que não são poucas, mas também um momento de refletir e reivindicar avanços. As mulheres têm maior escolaridade mas não ocupam espaços de gestão e de liderança nas empresas e no setor público. A Prefeitura de Niterói tem compromisso com as mulheres. Lançamos o auxílio social, um programa específico para mulheres em situação de violência. Precisamos celebrar, mas precisamos continuar trabalhando. O tema da mulher perpassa todos os órgãos da Prefeitura", explicou Fernanda Sixel.

A primeira-dama de Niterói, Christa Vogel Grael, destacou o trabalho da Codim e a importância da parceria dos homens na luta pela equidade.

"A gente quer respeito e direitos. Então esse é um momento para reflexão. O que todas nós queremos é respeito, reconhecimento e valorização. Essa é a busca ao longo desses anos. Vamos continuar buscando isso. É muito importante que a gente tenha os homens como parceiros nessa luta. Precisamos dos homens ao nosso lado como parceiros nos apoiando. Para que a gente não precise ver nos noticiários tantas histórias tristes. A luta pelos direitos das mulheres é constante", disse a primeira-dama.

O Festival termina no dia 30, às 18h, com a entrega do Prêmio Inês Etienne Romeu, que está em sua 5 edição. A atração da noite será a poetisa, jornalista, escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda.

Todas as atividades são gratuitas, sujeitas a lotação, e com uso obrigatório de máscaras. Também será exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19. Debates e shows ocorrerão no mesmo local, a Sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural).