Jardim Alcântara: Saúde da Família ganha serviço dentário

Consultório odontológico foi inaugurado na unidade, que funciona no Ciep 125, oferecendo serviços - Foto: Renan Otto/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Odontologia, inaugurou ontem (10) um consultório dentário na Unidade de Saúde da Família Josyandra de Moura Mesquita, no Jardim Alcântara. A unidade funciona no CIEP 125 - Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral. A entrega contou com a presença do prefeito Capitão Nelson; do secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas; do secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha; e do subsecretário de Saúde Bucal, Dr. Paulo Alberto do Nascimento.

O espaço realizará exames clínicos, profilaxia oral (limpeza), aplicação de flúor, restaurações, extrações dentárias e orientações sobre higiene bucal e encaminhamentos para as especialidades odontológicas, quando necessário.

O prefeito Capitão Nelson destacou a importância de cuidar também da saúde bucal.

"Esse espaço aqui é mais um para vocês, para a população. Tem que cuidar da saúde. E tratamento dentário muitas vezes é caro, nem todo mundo tem acesso. Aqui vocês terão exames e consultas", disse.

A cidade passa a ter 126 consultórios odontológicos com 111 equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, distribuídas em 50 bairros, além das seis equipes de saúde bucal na Atenção Primária. Além dos consultórios em unidades de saúde, há a previsão de instalação de consultórios odontológicos em três colégios municipais: Estephânia de Carvalho, Ernani Faria e Castello Branco.

Jucilene Muniz, de 36 anos, mãe de um aluno do CIEP, visitou a sala onde serão feitos os atendimentos e ficou impressionada com os equipamentos.

"Falaram que ia ter atendimento de dentista, mas eu não esperava que fosse assim. Tudo muito novinho, a sala bem equipada. E me falaram que haverá diversos atendimentos. Isso é ótimo! Eu já quero cuidar dos meus dentes aqui", disse.

Cidadania em Maria Paula - Amanhã, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social, leva até o bairro Maria Paula mais uma edição do projeto "Cidadania Itinerante", das 9h às 13h.

O projeto foi criado com o objetivo de levar diversos serviços da pasta para os moradores das áreas mais vulneráveis da cidade de forma gratuita.

Entre os serviços oferecidos durante a realização do projeto estão: acesso a orientação jurídica, instruções sobre o Sine e o CRAS, isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, emissão de CPF, direcionamento sobre Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), orientação ao combate à violência contra as mulheres, verificação sobre o direito à tarifa social da Enel e da Águas do Rio, aferição de pressão arterial, odontomóvel, corte de cabelo e recreação infantil.