Alerj: Lagoa de Jaconé é vistoriada por comissão

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj (CDMA) vai acionar o Inea e a Prefeitura de Saquarema para pedir providências em relação às condições do Canal Salgado, onde técnicos da CDMA realizaram uma vistoria na última semana, após receberem denúncias sobre irregularidades na região.

De acordo com os técnicos da Comissão, com 6 km de extensão, o Canal Salgado deveria cumprir a função de renovar as águas da Lagoa de Jaconé, mas, devido ao seu assoreamento e o despejo de esgoto in natura, o equilíbrio do ecossistema lagunar tem sido comprometido.

A vistoria foi acompanhada por representantes de movimentos que trabalham pela preservação do meio ambiente em Saquarema, como SOS Jaconé, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Museu dos Conhecimentos Gerais em Jaconé, Associação de Moradores e Amigos de Jaconé, Conselho Comunitário de Segurança em Saquarema, Movimento Muda Jaconé, SOS Canal Salgado, Associação de Pescadores de Jaconé, Saqua In Brazil, Subcomitê da Lagoa de Saquarema e Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Niterói.

Essa foi a segunda visita dos técnicos a Saquarema em duas semanas. Em 24 de fevereiro, a CDMA vistoriou as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) operadas pela concessionária Águas de Juturnaíba.