São Gonçalo Presente terá aumento de 150 policiais

Com o reforço da Operação São Gonçalo Presente, no total serão 324 policiais atuando em todos os bairros - Foto: Renan Otto/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Atendendo a uma solicitação do prefeito Capitão Nelson, o governador Cláudio Castro anunciou, ontem (11), em visita a São Gonçalo, o aumento do efetivo da Operação São Gonçalo Presente. Serão mais 150 policiais, totalizando 324 profissionais, que irão atuar em toda a cidade de São Gonçalo, atendendo em áreas urbanas de todos os bairros. O governador fez questão de destacar o trabalho executado pela atual gestão municipal e garantiu que as áreas de mobilidade, segurança e saúde são prioritárias para seu governo e terão investimentos na cidade, como o programa Asfalta São Gonçalo, o MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), a nova Policlínica do Alcântara e o Restaurante do Povo.

No evento, o prefeito Capitão Nelson atribuiu o avanço do município ao trabalho incessante que vem sendo realizado e à integração com o governo estadual, além das parcerias com os Legislativos municipal, estadual e federal, que contam com representantes que estão determinados a trazer benefícios para a cidade de São Gonçalo.

"A gente tem muito que agradecer por ter essa integração, que nunca existiu em governos anteriores. A gente tem que caminhar juntos, em benefício da população. Essa integração é de extrema importância por conta disso, todo mundo focado em trazer benefícios para essa cidade", afirmou o prefeito.

Capitão Nélson também ressaltou a importância da Saúde e anunciou a entrega do novo hospital municipal este ano.

"Bati o martelo e dei um prazo: até o mês de junho, nos entregaremos à população um centro de imagem de alta tecnologia para que o gonçalense não tenha que sair do município e fazer ressonância magnética e tomografia. Vamos conseguir isso com a ajuda do nosso governador. Temos que ter um hospital com capacidade para 200 leitos, nós teremos esse ano; estamos trabalhando muito para isso.

O prefeito ainda anunciou que, em abril, São Gonçalo irá realizar a primeira cirurgia oncológica.

"No próximo mês, São Gonçalo terá a primeira cirurgia oncológica, em nossa cidade. Nós vamos mudar essa história. Não pode o município ser o segundo colégio eleitoral e não ter uma unidade oncológica. Vamos fazer aqui, tem que fazer aqui. Agradeço ao governador por essa parceria que garante resultados positivos para nossa população", finalizou.

O governador Cláudio Castro informou que São Gonçalo terá reforço no policiamento para que os índices de criminalidade possam diminuir ainda mais.

"Uma das maiores demandas de São Gonçalo sempre foi a segurança pública. Me causa muita felicidade ver que esse é um problema difícil de resolver, que não começou ontem, mas os nossos coronéis e todo o efetivo estão de parabéns pelo trabalho que estão executando. Hoje, aqui em São Gonçalo, fico feliz em poder anunciar que, além dos 174 policiais, serão mais 150 agentes de segurança para que a gente possa diminuir mais ainda esses índices. Porque nenhuma empresa virá se instalar em São Gonçalo se não tivermos segurança, mobilidade e saúde", disse o governador.

Aumento do efetivo - Com o aumento do efetivo, os profissionais vão patrulhar todas as áreas urbanas de São Gonçalo, atuando com foco principal em roubos de rua, veículos e roubos de carga. As equipes irão atuar das 5h às 23h, em motos e viaturas. A nova estruturação das rondas seguirá as informações obtidas a partir da mancha criminal do município, visando ainda mais a redução dos índices de violência em São Gonçalo.

Segundo a prefeitura, a redução de crimes no munícipio vem atingindo marcas históricas após a expansão do São Gonçalo Presente. Em janeiro, o município registrou redução de 82,02% nas ocorrências relacionadas a roubos de carga, se comparado ao mesmo período em 2021, sendo o menor número desde 2011, segundo o levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP).

A letalidade violenta foi o segundo indicador que apresentou maior queda nos números, com uma redução de 78,79%. Já os indicadores de roubos de rua obtiveram uma diminuição de 48,65%. Esse o menor número desde 2005.