SG tem dia D da vacinação infantil

Dia D de Vacinação Infantil aconteceu em 38 postos de atendimento - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Dia D da vacinação infantil acontece hoje (12) em São Gonçalo. Além da vacina contra o coronavírus para as crianças entre 5 e 11 anos, todas as outras vacinas estarão disponíveis. A ação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo oferece 38 locais, que vão funcionar das 8h às 17h. São Gonçalo tem população estimada de 92.060 crianças e 37.705 foram vacinadas, um percentual de 40,96%.

"É um dia para os responsáveis colocarem a caderneta de vacinação das crianças em dia, mas principalmente se vacinar contra o coronavírus. Ainda falta mais da metade dessa população ser vacinada. O imunizante é seguro e não há nenhum caso de efeito colateral nas crianças que já receberam a vacina na cidade", disse o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha, acrescentando que a criança que tomar a vacina contra o coronavírus deve esperar 15 dias para ter qualquer outra vacina aplicada.

A secretaria já recebeu do Ministério da Saúde 47.010 doses do imunizante Pfizer pediátrico, mas também vacina os menores com a Coronavac. Os efeitos colaterais graves das vacinas são raríssimos. Para vacinar com a primeira dose, os pais devem levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS, identidade e CPF da criança e de um dos pais.

Os pais que não tiverem como levar os filhos menores de 12 anos para a vacinação devem fazer documento por escrito para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. O genitor que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para o responsável provar a autenticidade.