Soranz já fala em c-19 como endemia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse ontem (11) que a covid-19 já pode ser considerada uma endemia e que é improvável pensar que ela será erradicada. A cidade aboliu praticamente todas as medidas restritivas de prevenção à doença, inclusive o uso de máscaras em locais fechados, e mantém apenas a exigência de passaporte vacinal para o acesso a ambientes fechados.

"A gente já pode considerar a pandemia de covid-19 como uma endemia, uma doença que vai estar presente ao longo do tempo", disse Soranz.

O secretário comentou a decisão tomada nesta semana que desobrigou o uso de máscaras em todos os locais fechados da cidade.

"A pandemia, agora, já virou uma endemia. Ela se mantém ao longo de um tempo muito grande. Se não aparecer nenhuma nova variante, como aconteceu com a variante Ômicron, a gente vai ter um cenário de muito mais normalidade nos próximos dias", disse Soranz.

A pandemia de covid-19 foi declarada pela Organização Mundial da Saúde há dois anos, em 11 março de 2020, e especialistas explicam que, apesar de governos locais poderem retirar as medidas restritivas, somente a organização pode declarar o fim da pandemia.

Apesar da expectativa positiva em relação ao cenário epidemiológico, o secretário fez um apelo para que os 670 mil cariocas que estão com a dose de reforço atrasada busquem completar o esquema vacinal.

"Quem fez a sua segunda dose com ao menos quatro meses precisa fazer a
dose de reforço, ela é essencial para essa proteção", explicou.