Operação Saúde Permanente em SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Projeto piloto criado para conscientizar os homens em novembro de 2021, a Operação Saúde do Homem -- desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo -- ganhou forma permanente com o nome de Operação Saúde, passando a ser direcionada para homens e mulheres de todas as idades. A partir deste mês, as ações serão mensais em vários locais do município. A primeira acontece no próximo dia 23, das 9h às 14h, na Ceasa do Colubandê.

Quem passar pela operação, além de orientações gerais sobre saúde e atendimentos em São Gonçalo, poderá aferir pressão, avaliar o pé diabético, fazer testes rápidos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs/HIV) e se vacinar contra o coronavírus. O encaminhamento para o exame de sangue PSA, que detecta o câncer de próstata, também será feito, assim como a pesagem nutricional, orientações e agendamentos de consultas.

Para a realização do projeto, o Departamento de Programas (Depro) da Secretaria de Saúde vai participar com a Saúde da Mulher, do Homem, da Criança e Adolescente, Hanseníase, Diabetes, População Negra, do Idoso e outros. "O objetivo é levar um pouco de saúde e orientação para aqueles que não sabem onde procurar ajuda. Notamos que muitas pessoas não têm noção de onde podem marcar uma consulta ou se vacinar, por exemplo", disse a coordenadora do Neps, Aline Serra.

A Blitz do Homem foi colocada em prática em São Gonçalo em novembro de 2021 durante as atividades da campanha Novembro Azul.