SG: Semana da Saúde inicia com quase 3 mil atendimentos

A terça-feira foi de cuidados com a saúde na Praça Zé Garoto, no Centro - Foto: Renan Otto/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, amanheceu mais movimentada ontem (15). A primeira edição da Semana da Saúde em São Gonçalo - realizada em parceria pela Prefeitura de São Gonçalo e o governo do Estado - atraiu mais de 3 mil pessoas ao local, que puderam aproveitar variados serviços de saúde oferecidos no espaço. No primeiro dia, foram realizados 2.973 atendimentos. O evento continua hoje (16) e amanhã (17), sempre das 8h às 16h, mas com distribuição de senhas a partir das 7h e com atendimento limitado.

Além da oferta dos serviços, o evento também serviu para o prefeito Capitão Nelson anunciar melhorias na área da saúde, com a entrega da Policlínica do Alcântara, no Vila Três; a construção de um novo pronto socorro, com capacidade de 200 leitos; o início das cirurgias oncológicas no Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto, para que os gonçalenses não precisem mais se deslocar até o Instituto Nacional do Câncer (Inca) ou ir até Rio Bonito; a reforma de várias unidades de saúde ainda este mês e o fim da fila para o exame de mamografia, que registrava mais de 8 mil mulheres há um ano.

"Estamos melhorando e ampliando o acesso aos serviços. Vamos entregar a policlínica no Vila Três até o fim do ano. Lá, a população terá um centro de imagem de alta tecnologia, com equipamentos de última geração e o gonçalense não vai mais precisar sair de São Gonçalo para realizar exames. No segundo andar, será o PAM Alcântara, que terá inúmeras especialidades e consultórios para atender a população. Nós estamos dando uma atenção enorme à saúde porque mais de 90% da população gonçalense utilizam a saúde pública, a rede SUS. Tenho certeza de que, até o final do nosso governo, o gonçalense não vai ter que sair de São Gonçalo para realizar qualquer tipo de cirurgia ou exame", contou o prefeito.

O secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, reforçou a importância de mais investimentos na área da saúde e garantiu que as mudanças virão com aquisição de imóveis próprios para as unidades de saúde, que poderão receber recursos dos governos estadual e federal. Atualmente, muitas unidades de saúde são alugadas, o que impede a cidade de receber verbas dos governos. O próprio governo municipal fica sem condições de fazer reformas e garantir as adequações necessárias recomendadas pela Anvisa.

"A união de forças políticas tem trazido bons frutos para a população de São Gonçalo, que já começou a perceber essas melhorias e esse é o nosso objetivo. Com o leilão da Cedae, a cidade está sendo agraciada com o maior aporte financeiro da história, na ordem de mais de R$1 bilhão. Elaboramos o plano estratégico Novos Rumos, que tem o eixo Cidade Saudável com objetivo de reestruturar toda a rede de saúde, incluindo a compra de imóveis para as unidades de saúde, para que estas estejam aptas a receber recursos dos governos do Estado e federal. Com certeza, isso vai transformar a saúde de São Gonçalo a médio prazo", acredita Douglas.