Estado começa a reformar Batalhões da Polícia Militar

Trabalhos já estão em andamento no BPVE, que está sendo melhorado - Foto: Gualber Carvalho/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), deu início ao programa de Segurança Pública que vai investir R$ 126 milhões em reformas de alojamentos e refeitórios, recuperação de telhados e pintura e restauração de fachadas em 55 unidades da Polícia Militar, entre batalhões e companhias independentes. Já estão em andamento as obras nos batalhões de Bangu (14º) e Santa Cruz (27º), além do Batalhão de Polícia de Vias Expressas (BPVE). Hoje (16), as intervenções serão iniciadas nas unidades de Petrópolis e Barra do Piraí.

A previsão é de que as primeiras obras já sejam entregues no segundo semestre. Mais que uma simples reforma, a proposta, que está sendo executada pela Empresa de Obras Públicas (Emop-RJ), é dar conforto e oferecer condições dignas de trabalho aos policiais dos batalhões de todas as regiões do estado.

"São obras que fazem parte de um grande pacote de investimento na Segurança Pública, que incluem ainda a compra de viaturas e recuperação salarial. Dar qualidade ao ambiente de trabalho dos policiais é uma das formas de apoiá-los e estimulá-los no dia a dia", frisou o governador Cláudio Castro.

Segundo o secretário de Estado de Obras e Infraestrutura, Max Lemos, cada unidade tem suas especificidades. O BPVE, por exemplo, não possui refeitório, mas tem um ginásio que é utilizado por uma escola ao lado do batalhão. Nesse espaço, as janelas, que eram em estilo basculante horizontal, serão trocadas por esquadrias de alumínio, com vidro transparente para melhorar a luminosidade do espaço. Haverá pintura das paredes, reforma do sistema elétrico e recuperação do piso em cerâmica, além da padronização dos banheiros. Todas as salas do batalhão passarão pelo mesmo processo.

"Estamos atendendo as demandas mais urgentes, que são a melhoria dos refeitórios e dos alojamentos e, em alguns casos, a recuperação de telhado e fachada. Foi uma missão do governador Cláudio Castro que vamos desempenhar com o carinho e a agilidade que nossos policiais merecem", disse Lemos.