Conta de luz mais cara no Rio de Janeiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foram aprovados ontem (15) pela a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reajustes entre 12% e 17%, em média, nas contas de luz de clientes da Enel Rio e da Light - distribuidoras que atendem consumidores do estado do Rio.

O reajuste será maior para os clientes da Enel Distribuição Rio. A distribuidora de energia atende 3 milhões de unidades consumidoras.

De acordo com a Aneel, o reajuste da Enel Rio será de 17,14% para clientes residenciais, 17,39% para os consumidores de baixa tensão, como pequenos negócios, exceto os clientes residenciais e 15,38% para consumidores de alta tensão.

O efeito médio do reajuste tarifário da Enel Rio será de 16,86% em sua totalidade.

Já para os clientes da Light, o reajuste terá um efeito médio de 14,68%, englobando todos os consumidores. Serão reajustes de 15,41% para clientes residenciais, 12,89% para consumidores de alta tensão e 15,53% para os consumidores de baixa tensão, como pequenos negócios, exceto os clientes residenciais. Os novos índices começam a valer nesta terça-feira.

De acordo com a Aneel alta de dois dígitos na conta de luz foi influenciada,
pelos encargos setoriais e também pelos custos para comprar e distribuir energia. Em 2021, o Brasil passou por uma crise de energia que aumentou o custo para a produção de luz.

As concessionárias do Rio de Janeiro também são afetadas com os populares "gatos". Mais ou menos cerca de 40% da energia é roubada, e o custo é distribuído entre os consumidores que pagam a conta de luz.