Colab: Prefeitura de Niterói é uma das que mais se destacou

Em 2021, houve 18 consultas, alta participação e agendamento de vacina - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói foi premiada com o reconhecimento em duas categorias entre as prefeituras que mais se destacaram no Fórum Colab Gov: Gestão que Consulta e Transformando Serviços Digitais. Na primeira área, a cidade foi contemplada pela marca de 18 consultas públicas realizadas em 2021, e pelo alto índice de participações em cada uma delas, como a que homenageou o ator Paulo Gustavo, com mais de 34 mil participações.

Na segunda, a escolha se deu pela implementação do serviço digital de agendamento de vacinação para Covid-19, que já contabilizou mais de 100 mil agendamentos.

Esta foi a primeira edição de uma série de encontros e trocas entre as instituições clientes do Colab, plataforma que agrega todos os canais de contato da população com o governo municipal. Para o evento, foram convidadas lideranças de cada uma das prefeituras para apresentarem boas práticas adotadas em seus territórios.

Ao todo, foram oito categorias avaliadas: Gestão que Consulta; Transformação com Participação; Atitude Colaborativa; Servidor que Colabora; Transformando Serviços Digitais; Estratégia que Engaja; Inovando para Engajar e Rumo à inovação.

O coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão do município, Fernando Stern, destaca que Niterói alcançou a marca de 150 mil usuários no Colab, tendo mais de 100 mil demandas e taxa de resolução de 84%.

"É uma honra ver que as nossas iniciativas de ampliar os espaços para participação social através das consultas públicas, e de facilitar a vida dos cidadãos com a possibilidade de fazer o agendamento da vacinação através do Colab, foram percebidas como exemplares em meio a diversas outras experiências municipais. Ficamos ainda mais motivados a seguir trabalhando para fazer a cidade cada vez mais inteligente e preparada para atender e ouvir o cidadão", afirmou Stern.

Os organizadores destacaram que Niterói é o cliente ativo mais antigo do Colab e que usa os três módulos intensamente: consultas, zeladoria colaborativa e serviços digitais.

"Niterói se destacou, principalmente, pelo número de consultas realizadas em 2021, número de participações e pela quantidade de usuários. Graças ao trabalho e à visão do prefeito Axel Grael, temos quase um terço da população de Niterói usuária do Colab. Esperamos que agora em 2022 a gente tenha novos e bons números para mostrar sobre o desempenho da Prefeitura de Niterói dentro de uma gestão pública colaborativa", pontuou a diretora de Relações Governamentais do Colab, Íria Almeida.