Live foca economia comportamental

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF) promove amanhã (18), às 10h, a live "Ciência comportamental e nudges como ferramentas na administração tributária dos municípios". O encontro virtual vai reunir especialistas como o diretor executivo da Nexta, José Moulin; a analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo, Brenda Machado Fonseca; e o subsecretário de Receita da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, César Augusto Barbiero. A mesa de abertura contará com a presença da secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz, e da diretora do Laboratório de Inovação da Prefeitura de Niterói (LabNit/EGG), Isabela de Jesus. A mediação será feita pelo subsecretário de Receita da SMF, Juan Rodrigues. O evento será transmitido pelo canal da secretaria no Youtube.

Segundo a Secretaria de Fazenda de Niterói, o termo "nudge" deriva da língua inglesa e tem como tradução próxima a expressão "chamar a atenção" de alguém. O termo é um ramo da economia comportamental que visa estudar e trabalhar técnicas de persuasão. De acordo com a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz, a ferramenta aplicada no setor público colabora para transformações concretas e até para o aumento da arrecadação.

"O uso dessa ferramenta da economia comportamental por meio da administração fiscal e tributária vem assumindo relevância nos últimos anos. Em outras palavras, a carta de cobrança escrita com essa ferramenta pode motivar o cidadão a quitar seus débitos perante o fisco", explica Marilia.