Estado do Rio arremata Estaleiro Caneco

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governo do estado arrematou, em leilão, a área do estaleiro Caneco, no Caju, na Zona Portuária do Rio. O objetivo é implantar um complexo pesqueiro e um condomínio industrial no local. A área foi arrematada por R$ 96 milhões, 50% do valor inicial proposto, de R$ 192 milhões.

"A economia do mar faz parte do DNA do estado, que já ocupou o primeiro lugar na pesca extrativa marinha brasileira. Temos mais de 630 km de costa, somos o terceiro litoral mais extenso do Brasil e o principal consumidor de pescado do país. Vamos recuperar o protagonismo desse importante setor da economia, que gera tantos empregos para a população", destacou o governador Cláudio Castro.

A aquisição da área do estaleiro está alinhada com as iniciativas do Governo do Rio em prol do setor pesqueiro do estado, como o Decreto nº 47.813/2021, que institui a Comissão de Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar), a Lei nº 9.466/2021, que cria a política estadual de incentivo à economia do mar como estratégia de desenvolvimento socioeconômico do Rio de Janeiro, e a Lei nº 9.545/2022, que dispõe sobre a implantação do Complexo Pesqueiro do Estado do Rio de Janeiro e autoriza o estado a buscar parcerias público-privadas para o empreendimento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah, diz que a criação de um Complexo Pesqueiro para o estado atende a uma importante demanda do setor.