Lei Seca: equipes serão ampliadas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi realizada ontem (17) a cerimônia em comemoração ao 13º aniversário da Operação Lei Seca, na Praça da Cinelândia, no Centro do Rio. No evento, o governador Cláudio Castro anunciou a expansão do programa, ampliando o número de equipes de 15 para 30 e de agentes de 261 para 347, incluindo PMs e agentes civis. Além disso, a operação terá mais seis vans e oito motocicletas novas em sua frota. A grande novidade é a criação da Lei Seca Volante, ainda sem data de início, para combater o aplicativo que identifica a localização das blitzes. A ideia é mudar a blitz rapidamente de local, caso seja necessário.

Outra novidade que tem reforçado a atuação da Operação Lei Seca nos últimos meses é o uso das câmeras portáteis (bodycams), adquiridas pelo Governo do Estado. Atualmente, 96 equipamentos são utilizados nas blitzes para dar mais transparência e credibilidade às ações.

"O grande intuito da Operação Lei Seca é atuar de forma educacional e preventiva para incentivar as pessoas a não ingerirem bebida alcoólica ao dirigir. É uma ação que salva vidas. Outro ponto importante é o fato de a Polícia Militar estar nas ruas, o que certamente ajuda na segurança pública", ressaltou Castro.

Durante os 13 anos da Operação Lei Seca, mais de 3 milhões de motoristas foram abordados em cerca de 28 mil blitzes em todo o estado. O programa retirou das ruas mais de 200 mil motoristas embriagados.