Câncer de colo de útero: foco total em infecção pelo HPV

exame de cancer de utero - Foto: foto de Manuel Medina retiradado flickr.com

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde das mulheres através da Campanha Março Lilás, ação de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, que tem como objetivo conscientizar e estimular a população para os cuidados de prevenção, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais incidente entre mulheres e a quarta causa de morte de mulheres pela doença no Brasil.

Dessa forma, todas as mulheres com vida sexual ativa precisam anualmente fazer seu check-up ginecológico e o preventivo (ou exame papanicolau).

Esse exame muito simples é o principal método de rastreio ou detecção do câncer de colo de útero. Ele está diretamente ligado à infecção pelo HPV, por isso é muito importante que você exija o uso de preservativos ou faça uso da camisinha feminina. Hoje também há disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e em clínicas particulares a vacina contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas.

De acordo com a médica ginecologista Flávia do Vale, obstetra e coordenadora da Maternidade do Hospital Icaraí na maioria das vezes esse câncer é precedido por uma lesão ocasionada pelo HPV.

"Essa lesão se desenvolve antes do câncer aparecer. Normalmente é totalmente curável, mas se não tratada, ela pode acabar se desenvolvendo em um câncer após vários anos", alerta a médica lembrando que o exame preventivo é essencial e deve ser feito regularmente, mesmo que as mulheres estejam vacinadas contra o HPV.

"Esse exame é capaz de identificar as lesões precursoras, ou seja, aquelas lesões no colo do útero, antes que elas se tornem o câncer", explica.

Segundo a doutora Flávia, o tratamento pode ser realizado com radioterapia, quimioterapia e até mesmo cirurgia dependendo do estágio da doença.

"A grande importância de se fazer o preventivo anualmente é que as lesões que estão no colo antes que se tornarem o câncer são facilmente tratadas com a cirurgia da retirada apenas da lesão", explica, lembrando também que é importante que desde cedo, as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos tomem a vacina do HPV.