Mulheres estão com preventivo atrasado

março lilas - Foto: Marco Verch From Flickr.com

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A campanha Março Lilás, de alerta para prevenção do câncer de colo de útero, enfrenta um grande obstáculo, como apontam os dados da Dasa e do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN): em 2021, 80% da população feminina deixou de realizar o exame Papanicolau, conhecido como preventivo, capaz de rastrear e diagnosticar precocemente esse tipo de câncer.

O levantamento aponta que 24.464 niteroienses com idade e/ou indicação clínica definidas pelas sociedades médicas estão em um gap de cuidados, ou seja, podem não estar em dia com os testes no último ano nas unidades da Dasa.

Daniela Gomes Selano, ginecologista, obstetra e coordenadora do CHN Mulher, considera a estatística é preocupante, uma vez que a detecção precoce da condição é fundamental para que o tratamento contra o câncer seja mais eficaz.

"Em alguns países desenvolvidos, podemos observar que, com uma rotina amplamente adotada de rastreamento citopatológico, a incidência do câncer do colo do útero foi reduzida em torno de 80%. O gap apresentado mostra que estamos seguindo um caminho contrário. Por isso é necessário que as mulheres se consultem regularmente com seus ginecologistas'.