PM vai selecionar temporários voluntários para área de saúde

Voluntários do Serviço Militar Temporário serão distribuídos para unidades de saúde da corporação em vários municípios do estado do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Polícia Militar abriu esta semana as inscrições do Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde (SMTVS) para oficiais e praças. O processo seletivo simplificado para 834 vagas temporárias será operacionalizado pela Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal (DRSP), com supervisão técnica da Diretoria Geral de Saúde (DGS) e da Diretoria Geral de Odontologia (
DGO).

Os profissionais de nível superior em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Serviço Social poderão se voluntariar para 421 postos voltados ao Quadro de Oficiais de Saúde (QOS).

A corporação também seleciona para 413 vagas do Quadro de Praças Especialistas em Saúde (QPMP-6) destinadas para Técnico em Enfermagem, Técnico em Instrumentação Cirúrgica, Técnico em Farmácia, Técnico em Laboratório, Técnico em Anatomia Patológica, Técnico em Radiologia, Técnico em Nutrição, Auxiliar em Saúde Bucal e Auxiliar de Veterinária.

As inscrições seguem até 4 de abril. A seleção terá etapas de entrega de documentos, validação documental, avaliação curricular, inspeção de saúde e avaliação psicológica, convocação para entrega de documentos originais e habilitação à incorporação.

Até a data do início do período de inscrição, os voluntários precisarão cumprir a exigência de idade mínima de 18 e máxima de 35 anos.

Os aprovados participarão do Estágio de Adaptação Militar Especial (EAME) com duração de dois meses e, após a sua conclusão, as remunerações brutas serão de R$ 10.854,74 para Oficial do Quadro de Saúde e de R$ 5.692,56 para Praça Especialista em Saúde. Este Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado até completar dois anos de serviço ativo.

Os voluntários serão distribuídos para unidades de saúde da Corporação em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, considerando-se as especialidades de interesse da Polícia Militar e respeitando-se os requisitos específicos exigidos, além das reservas previstas em lei para negros e indígenas e hipossuficientes econômicos.

Os parâmetros de qualificação profissional, como certificados, declarações e títulos acadêmicos, e de experiência profissional estão indicados no edital, assim como as respectivas pontuações atribuídas a cada um destes.

Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no endereço eletrônico https://sepm.rj.gov.br/ e em publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Os voluntários também poderão entrar em contato com a DRSP pelos telefones (21) 2333-6006 ou (21) 2333-6050.

O Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde (SMTVS) é regulamentado pela Lei Estadual nº 9.535/2021 visando complementar os Quadros de Saúde através do ingresso para exercício de atividades específicas no âmbito da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A participação na seleção não implica, por parte da PMERJ, em qualquer compromisso relativo à incorporação nas fileiras da corporação.