A 'Macchu Pichu' brasileira

Parque Histórico Monte Bastione é um dos mais importantes equipamentos culturais do século XVIII, descortinando vista privilegiada da Baía de Guanabara - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Parque Histórico Monte Bastione, situado no Forte Rio Branco, em Jurujuba, na Zona Sul de Niterói, foi aberto ao público, em solenidade realizada na semana passada, com uma visita guiada aos equipamentos históricos e turísticos - os fortes de São Luis e do Pico -, que encantou os participantes pela vista panorâmica com um espaço visual de 360 graus e conhecida como a "Macchu Picchu" brasileira.

A solenidade foi conduzida pelo tenente coronel Flávio Henrique Pinheiro da Costa, comandante do 21º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Bastione, que destacou a abertura do histórico Parque Monte Bastione para o público e os turistas. O trabalho de guia foi feito pelo capitão Castricini.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, ressaltou que a população de Niterói e os turistas ganham um dos mais históricos equipamentos do século XVIII, que deixarão os visitantes extasiados com a deslumbrante paisagem.

No total, são 13 espaços culturais que fazem parte do Parque histórico Monte Bastione: o Forte do Pico, localizado a 227 metros de altitude, com uma visão panorâmica com um campo visual de 360 graus. Considerado um dos 50 melhores pontos de observação do mundo, avista-se a Baía da Guanabara , o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e as praias da Zona Sul carioca; Reduto do Pico, desde o século XVI, funcionava como um Posto de Observação da Baía da Guanabara; Postos de Vigilância da II Guerra Mundial, juntamente com o Forte Tabaíba, com uma posição estratégica exercia esta vigilância; Forte da Praia do Fora, considerada uma defesa complementar da Fortaleza de Santa Cruz; Forte de São Luis, início da ocupação foi em 1567 e sua construção ocorreu no período de 1769-1775, para se defender de uma possível invasão espanhola; Monumento aos náufragos dos navios Baependy e Itagiba, um reconhecimento do 21º Grupo de Artilharia a esses heróis na II Guerra Mundial; Monumento aos integrantes do II Grupo do 1º Regimento de Obuses Auto Rebocado na campanha da Itália; Acervo de canhões, com 29 armamentos de várias épocas; acervo de veículos militares; Salão de Exposição Marechal Mascarenhas, que registram a presença brasileira na II Guerra Mundial: Pedra da Vigia, era usada pelo pescador mais experiente da região, desde o ínicio do Séc XX, para orientar os barcos pesqueiros; Área proteção ambiental, apresenta a fauna e a flora.

A visitação ao parque Monte Bastione é com visita guiada mediante pagamento de ingresso de R$ 10. A gratuidade é para militares e seus familiares, portadores de necessidades especiais, idosos acima de 60 anos, crianças menores de 12 anos (acompanhado de seu responsável) e escolas.

O passeio poderá ser realizado com o visitante trajando bermuda e camiseta, sendo vedado o uso de traje de banho. Mais informações sobre a visita pelo tel.3611-4205 e o site http://www.21gac.eb.mil.br