Fila do exame de mamografia é zerada em São Gonçalo

Unidade Móvel de Saúde da Mulher percorrerá distritos do Município para realizar exames de mamografia, ultrassonografia e preventivos de câncer - Foto: Divulgação / Prefeitura de Casimiro de Abreu

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de iniciar a gestão com cerca de 12 mil pessoas na fila para fazer mamografia, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil conseguiu zerar a fila na cidade. Atualmente, o exame é realizado no Espaço Rosa e no Hospital Municipal Luiz Palmier, ambos no Zé Garoto. O tempo de espera do agendamento do exame não passa de uma semana após a entrada no sistema.

A aceleração para o fim da fila foi possível com a compra de dois novos mamógrafos digitais e mudanças na Central de Regulação da Secretaria. Cadastros de pessoas que não deixaram nenhum número de telefone para realizar as marcações foram excluídos.

Em função disso, o gonçalense que já deu entrada no sistema da Central de Regulação, está na fila há mais de um ano e ainda não foi chamado para realizar o exame deve voltar a qualquer unidade de saúde mais próxima de sua residência para atualizar o seu cadastro com um número de telefone e endereço.

Todos os serviços que passam pela regulação - consultas e exames - precisam de um telefone de contato atualizado para que a pessoa possa ter o agendamento realizado. Por isso, é importante que o usuário mantenha um telefone que funcione no cadastro e lembre de atualizar sempre que houver troca do número.

Para ter acesso ao exame, os gonçalenses devem ter pedido médico. Com o pedido médico em mãos, os pacientes podem dar entrada no sistema da Central de Regulação em qualquer unidade de saúde para ser inserido na fila. Essa é outra mudança muito significativa, já que o gonçalense pode sair da consulta e já dar entrada no sistema para a realização de novas consultas ou exames no próprio local.