São Gonçalo inicia preparativos para festa de Corpus Christi

Confecção do tapete de sal, o maior da América Latina, será realizada de dia - Foto: Lucas Alvarenga

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A tradicional celebração de Corpus Christi em São Gonçalo terá novidades. Responsável pela confecção do maior tapete de sal da América Latina, o município já iniciou os preparativos para o mais importante evento do calendário oficial da cidade, que acontece em junho.

Na última semana, durante reunião de representantes do Executivo e Legislativo com o padre André Luís Siqueira, da Igreja Matriz de São Gonçalo, ficou definida a mudança do horário da confecção do tapete e da celebração, que passarão a acontecer durante o dia.

O encontro entre padre André Luís e vários secretários municipais aconteceu na da Igreja Matriz, para debater toda a logística do evento, que acontece no dia 16 de junho. Na reunião, ficou acertada a mudança do horário da montagem e da visitação, que agora será durante o dia, começando a confecção de tapetes às 7h, com a celebração da missa, seguida de procissão, às 16h.

"Trazendo o evento para mais cedo, para o período do dia, a gente minimiza o desgaste da população que mora em locais mais afastados, visando à mobilidade e segurança. Além disso, ganhamos mais tempo de visitação para os tapetes, de 10h as 16h. O intuito é tornar o evento ainda mais interessante do ponto de vista cultural e turístico, ampliando e facilitando a visitação dos fiéis", afirmou o padre André Luís.

Nos últimos dois anos, as atividades de Corpus Christi foram realizadas exclusivamente de forma virtual, em função da pandemia. Agora, a expectativa para este ano é ainda maior, já que São Gonçalo é responsável pela confecção do maior tapete da América Latina, contendo 50 toneladas de sal e quase dois quilômetros de extensão. São esperados mais de 10 mil visitantes, além dos voluntários que participam diretamente da produção do tapete.

Para o chefe de Gabinete da Prefeitura de São Gonçalo, Eugênio Abreu, que preside a comissão criada pelo prefeito Capitão Nelson para deliberar sobre os festejos de Corpus Christi, a reunião é de extrema importância para que o evento seja ainda mais organizado.

"O prefeito quer fornecer à população o máximo de conforto", destacou Eugênio Abreu.