São Gonçalo terá programação especial no Dia da Mulher

Por

O mês de março será recheado de atrações para ampliar o debate

A Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, com atividades ao longo de todo o mês de março.

As ações foram planejadas com o intuito de ampliar o debate sobre temas pertinentes ao lugar da mulher na sociedade atual. Entre as atividades - que vão contar com parcerias firmadas com o Shopping Pátio Alcântara e com o Shopping Partage - estão ciclos de palestras, oficinas de artesanato, exposição do projeto "Lidera Mulher" e rodas de conversa do projeto "Mulheres que fazem e acontecem". De acordo com a subsecretária, Ana Cristina da Silva, o tema central das ações será o empreendedorismo feminino.

"Este tempo de crise econômica no país é um importante momento para abordar o empreendedorismo e outros caminhos para a geração de renda imediata para mulheres. Por esta razão, a oposta da subsecretaria é ofertar oficinas de artesanato e palestras com temas orientados à emancipação financeira da mulher", afirma Ana Cristina.

A subsecretária enfatiza que, além das ações pensadas para o Mês da Mulher, o tema da violência contra a mulher não pode deixar de ser abordado. Para isso, o município conta com uma rede para acolhimento e denúncia para casos de violência: o Centro de Orientação à Mulher (CEOM). Durante o mês, a subsecretaria vai promover uma palestra com representantes do equipamento e fortalecer as orientações para mulheres em situação de violência.

E visando instrumentalizar e sensibilizar os agentes envolvidos na abordagem destes casos, uma ação Integrada entre a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Secretaria Municipal de Ordem Pública-SEOP também será realizada.

Programação de 8 de março: Inauguração do Espaço de Exposição do Projeto Lidera Mulher. Local: Shopping Pátio Alcântara, 10h;

Aula inaugural da ação integrada entre Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Ordem Pública. Palestrantes: Arthur Rodrigues Monteiro Junior (psicólogo, pós graduado em Psicanálise, Cultura e Laço Social) e Rafaela Ferreira de Souza Gomes (psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e Institucional, Mestre em Psicanálise). Local: Sede da Secretaria de Ordem Pública, Avenida Presidente Kennedy, Centro, às 14h;

Aniversário de inauguração do Quiosque da Feira da Mulher Empreendedora de São Gonçalo e entrega da revitalização do espaço. Local: Praça Dr. Luiz Palmier, 98, no Centro, 16h.

  • Tags: