Divulgação

Arte e ecologia unidas no Engenho do Mato

Por

Projeto Ecoarte no Caminho de Darwin terá quatro semanas de atividades

Para incentivar a difusão dos bens e serviços culturais da região do Circuito Turístico Charles Darwin, no Engenho do Mato, em Niterói, o Projeto Ecoarte no Caminho Darwin une arte e ecologia, de forma inclusiva e democrática. Tombado como patrimônio cultural imaterial do município, o Caminho Darwin é uma das trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca que recebeu esse nome devido a passagem do naturalista inglês Charles Darwin, em 1832.

Para a idealizadora do projeto, Bruna Galassi, a ideia é levar de forma leve, lúdica e divertida as pessoas a

refletirem sobre a relação com a natureza.

"Todos nós somos co-responsáveis pelo que geramos, estamos todos conectados e integrados. A transformação cultural que queremos não é apenas de uma educação pela

arte, mas também de uma educação para a arte. Essa multiplicidade que hoje vivenciamos, nos conecta de diversas formas e nos possibilita a redescobrir novas

formas de aprender, e de aprender a ensinar", comenta ela.

Nos próximos meses, serão realizadas quatro semanas de educação ambiental e festejos culturais no Parque Rural de Niterói. Serão oferecidas peças de teatro, oficinas de arte e educação ambiental, gincanas e exposições que valorizem a cultura local, como a Exposição Fotográfica Comunitária - Culturas e Tradições do Engenho do Mato e a I Mostra de Artesanato do Caminho Darwin. As visitas serão guiadas por condutores locais pela trilha do Caminho Darwin com as escolas públicas da região, com parada no centro de visitantes do Parque Estadual da Serra da Tiririca, além das trilhas para cadeirante com o grupo Montanha em Movimento.

Os eventos acontecerão na Semana da Passagem de Charles Darwin em Niterói (4 a 8 de abril); Semana Mundial do Meio Ambiente (6 a 10 de junho); Semana do Patrimônio Cultural (15 a 19 de agosto) e Semana da Ciência e Tecnologia de Niterói (17 a 21 de outubro).

  • Tags: