Saúde da mulher é necessidade

Por

Por professora Selma Sabrá, especial para O FLUMINENSE

Em homenagem ao dia 8, dia Internacional da Mulher, a Coluna Saúde deste domingo aborda a saúde da mulher, uma vez que os princípios e diretrizes nos diversos setores da sociedade , refletem diretamente na saúde da mulher, contribuindo para a garantia dos direitos humanos das mulheres e a reduzindo a morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis.

O Ministério da Saúde considera que a saúde da mulher é uma prioridade tendo o governo criado o documento "Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher - Princípios e Diretrizes", em parceria com diversos setores da sociedade

As mulheres representam a maioria da população brasileira e são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), para o seu próprio atendimento, mas, principalmente acompanhando suas crianças e outros membros de sua família. São muitas vezes cuidadoras, não só de crianças e outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da própria comunidade.

Para uma vida saudável a mulher tem que estar atenta não só na saúde das pessoas que a rodeiam, mas também na sua própria saúde.

A atividade física, o lazer, uma boa alimentação, além de horas de sono, são metas a serem alcançadas.

A sobrecarga com as responsabilidades dentro e fora de casa, com o trabalho externo e o trabalho doméstico, além das inúmeras atribuições inerentes a nós mulheres, muitas vezes podem comprometer a qualidade de vida. Existe ainda a influência das variáveis como a raça, a etnia e a situação social

As mulheres, porém, vivem mais do que os homens, apesar de adoecerem com mais frequência.

A vulnerabilidade feminina frente a certas doenças podem agravar o estado de saúde, mas a magnitude da gravidez e a responsabilidade de tomar conta de sua prole, faz a mulher renunciar a muitas coisas, porém não pode deixar de tomar conta de sua saúde, para que possa estar presente com sua família.

A prevenção de uma série de doenças deve ser feita para que o diagnóstico precoce favorece o tratamento, evitando problemas mais sérios, seja doenças sexualmente transmissíveis, vulvovaginites, gravidez indesejada, câncer de mama, dentre uma série de doenças que possam ter uma orientação médica para o tratamento eficaz, ou a prevenção específica.

Outro dado muito importante é a conscientização de todos contra a violência contra a mulher. Os casos de violência merecem toda a atenção e devem ter prioridade para a prevenção de futuras agressões.

No mês do Dia Internacional da Mulher devemos vangloriar todas as mulheres que se sacrificam para estar com seus filhos, com seus pais, com seus companheiros, muitas vezes deixando de lado seus sonhos.

O mais importante é o pensamento que as mulheres podem, devem e, com certeza, tendo como exemplo
outras mulheres extraordinárias na trajetória de nossas vidas, seguir em frente, poderosas, saudáveis e com um futuro glorioso na arte de ser mulher.

  • Tags: