1.500 núcleos esportivos no RJ

Cerimônia de lançamento do programa aconteceu no Velódromo, no Parque Olímpico, e reuniu mais de 4.200 pessoas - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O programa Errejota em Movimento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, anunciado na última quarta-feira (30), pelo secretário da pasta, Gutemberg Fonseca, em evento no Velódromo, no Parque Olímpico do Rio, começa a ser implementado nesta sexta-feira (1 de abril), para atender a população de todo o Estado com 1.500 núcleos esportivos.

"Hoje é um marco definitivo na história do esporte no Estado do Rio de Janeiro. Esses 1.500 núcleos vão atender, pelo menos, 15 mil pessoas de todas as regiões. Estamos entregando o que foi pedido pelo governador Cláudio Castro quando eu assumi a pasta, que é viabilizar a prática esportiva em todo o estado. Mais do que isso, queremos cuidar da população, atender o cidadão. Vamos dar a oportunidade de crianças e adolescentes também poderem sonhar com a possibilidade de um dia estar aqui recebendo uma Bolsa Atleta para ajudar nos seus treinos, na sua vida de atleta, seja da base ou do alto rendimento", disse Gutemberg.

Até o momento, já foram cadastrados aproximadamente 135 núcleos e já foram contratados cerca de 500 profissionais. Este primeiro lote de 500 unidades prevê 300 núcleos na Região Metropolitana, 150 na Baixada Litorânea e 50 na Costa Verde. Além de fomentar o esporte, o programa vai ajudar a movimentar a economia e o mercado de trabalho uma vez que vai gerar cerca de 5 mil empregos diretos.

A cerimônia de lançamento do programa reuniu mais de 4.200 pessoas no Velódromo. Estiverem presentes ídolos do esporte como Giba, Pampa, Robson Caetano, José Aldo, Murilo Bustamante, Athirson e Alberto Bial. Também marcaram presença os deputados estaduais Anderson Moraes, Thiago Pampolha, Noel de Carvalho e Vandro Família. O mestre de cerimônias foi o ator Eri Johnson.

Bolsa Atleta - No evento, também foram anunciados os nomes dos 21 primeiros contemplados do Bolsa Atleta RJ. Todos os atletas, olímpicos e paralímpicos, receberão até R$ 5 mil, mensalmente, por até 12 meses, desde que cumpridas as exigências contratuais. Assim que os atletas formalizarem a assinatura do termo de adesão, o programa entra em vigor.

Encerrados todos os trâmites burocráticos, o prazo é que o benefício seja pago em até 30 dias. A equipe técnica da secretaria está finalizando a checagem de cerca de outros 280 atletas, que foram aprovados, previamente, para receber a verba. A previsão de investimento no programa para 2022 é de R $ 6,3 milhões, para até 600 atletas.

Os atletas contemplados foram:

Olímpicos

Flavia Lopes Saraiva

Gabrielle Gonçalves Roncatto

Eshyllen Coimbra Cardoso

Rebeca Andrade

Rosangela Cristina Oliveira Santos

Gabriel Oliveira Constantino

Maria leda Chaves Guimarães

Igor Coelho de Oliveira

Wanderson de Oliveira

Paralímpicos

Douglas Rocha Matera

Wallace Antônio de Oliveira dos Santos

Emanuel Victor Souza de Oliveira

Jucelino da Silva

Diana Cristina Barcelos de Oliveira

Michel Gomes Pessanha

Suzana Schnarndorf Ribeiro

Wilians Silva de Araujo

Diogo Rebouças

Caio Ribeiro de Carvalho

Camila Maria Leiria de Castro

Tuany Priscila Barbosa Siqueira