SG começa a vacinar contra a gripe na segunda-feira

Campanha de vacinação em São Gonçalo começa nesta segunda-feira - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A vacinação contra a gripe em São Gonçalo começa nesta segunda (4) e segue até dia 3 de junho. A 24ª Campanha Nacional contra a Influenza 2022 terá duas fases, começando pelos idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde, entre 4 de abril e 2 de maio. No mesmo período (de 4 de abril a 3 de junho), também acontece a 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2022, que será destinada aos trabalhadores de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Ao todo, 72 unidades de saúde vão imunizar contra a gripe e o sarampo. No dia 30 de abril, dia D da campanha, todo o público-alvo poderá ser imunizado.

A segunda etapa da vacinação contra a gripe acontece entre 3 de maio e 3 de junho e é direcionada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

"O público alvo é formado por 382.239 pessoas. O objetivo é imunizar 90% desse público, um total de 344.015 pessoas. Vamos lembrar que, no fim do ano passado, tivemos um surto de gripe pela circulação do vírus H3N2 por conta da baixa imunização", disse a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, Thainá Fratane.

A vacinação contra o sarampo é para os gonçalenses que nunca receberam o imunizante contra a doença e estará disponível para os profissionais da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. As duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, inclusive de forma simultânea com outras vacinas, exceto com o imunizante do coronavírus para os menores de 12 anos. Para as crianças, o intervalo mínimo é de 15 dias e a prioridade é a vacinação contra a covid-19.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF.