Sala Leila Diniz terá 'Alma Tarsila' em exposição

Artistas e produtora: Bia Torres, Lucia Lyra, Mario Reis, Maria Lucia Maluf, Cacau Dias, Fátima Dantas e Ana Schieck - Foto: Alex Ramos/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Entreartes - Coletivo de Arte vai lançar uma exposição em homenagem à pintora modernista Tarsila do Amaral. "Alma Tarsila" será aberta ao público, na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro de Niterói, no dia 8 de abril, para festejar a centenária Semana de Arte Moderna. Foram reunidos trabalhos de Maria Lucia Maluf, Renata Barreto, Lucia Lyra, Fátima Dantas, Bia Torres e Mario Reis, inspirados no modernismo. A mostra poderá ser vista de segunda a sexta, até 9 de junho, das 8h às 17h, com entrada franca. A sala fica na Rua Heitor Carrilho, 81.

"Propomos um encontro entre a obra dos artistas convidados com a de Tarsila, não pelo viés da cópia ou da releitura, mas sim pelas tangências entre a produção do grupo e os modernistas. Montamos uma exposição que tem um caráter de homenagem não apenas ao centenário da Semana, como também ao movimento moderno brasileiro como um todo", conta a curadora da coletiva, Ana Schieck.

"Alma Tarsila" é a 13ª edição do Entreartes, coletivo criado pela produtora Cacau Dias e que vem divulgando artistas da cidade há quatro anos com exposições em espaços culturais de Niterói. "Dessa vez, temos a feliz coincidência de homenagear Tarsila na sala que lembra a atriz niteroiense Leila Diniz. São dois belos exemplos da potência da mulher brasileira", diz Cacau, que também ressalta a presença feminina no time escalado para a coletiva.

A gravadora e pintora Maria Lucia Maluf vive em Niterói desde 1955, onde frequentou a Oficina de Gravura do Ingá, e traz para a mostra uma série de cataventos em telas. Já a arquiteta Renata Barreto projeta as cores através de maxibordados em suportes criativos. Formada em artes, moda e educação, Lucia Lyra vai expor a geometrização da natureza. Psicóloga de formação, Fátima Dantas desvenda a "Alma Tarsila" com pinturas abstratas. Bia Torres, por sua vez, foca nas cores da terra, mostrando a força de um Brasil solar. Craque da pintura, o veterano Mario Reis completa o time com composições que unem elementos da paisagem ao moderno.