Alcântara: vendedores já ocupam novas barracas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os 142 vendedores ambulantes que receberam a licença para ocuparem as barracas no espaço Raul Veiga, no Alcântara, começaram a fazer mudança ontem (4). Os trabalhadores, já pela manhã, estavam sendo avisados pela Secretaria de Ordem Pública, através da Subsecretaria de Fiscalização e Posturas, de que já podem ocupar o espaço destinado a eles.

Os selecionados receberam a licença e participaram de um sorteio que definiu o número da barraca a ser cedida a cada um, em cerimônia no Teatro Municipal, na última sexta-feira.

De acordo com o subsecretário de Fiscalização e Posturas, Rogério Abreu, todos os trabalhadores licenciados estarão no novo espaço até amanhã.

"Vamos fazer esse trabalho informativo para que todos saibam que já podem ocupar as barracas que foram sorteadas. Até quarta-feira (6) todos já estarão no novo espaço", disse.

O prefeito Capitão Nelson falou sobre a importância do espaço para os profissionais licenciados.

"Trabalhamos muito, nos finais de semana e feriados, para que esse espaço virasse realidade, e pudéssemos dar dignidade aos trabalhadores informais. Eu tenho certeza de que eles vão trabalhar em um ambiente mais agradável, mais limpo, com melhores condições para que possam desenvolver suas atividades. Lembrando que não são apenas 142 licenças. São as primeiras 142 licenças. O município irá ampliar o benefício, gradualmente, a todos os vendedores informais da cidade", disse o prefeito.

Após os comerciantes ocuparem seus devidos espaços, a fase final de obras no Espaço Raul Veiga será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Nos últimos, meses, todas as intervenções no local foram realizadas em etapas, de forma a garantir que os vendedores pudessem continuar a atuar, para que não fossem prejudicados.

O bairro Alcântara vem recebendo, desde o início de 2021, uma série de ações de melhorias, com ordenamento urbano, reforço na fiscalização de trânsito, ações de limpeza e desobstrução das vias para melhorar a circulação de pedestres. A Secretaria de Ordem Pública informa que, após a colocação de todas as barracas, irá reforçar as ações para que os vendedores não coloquem lixo nas calçadas.

Um bicicletário já foi instalado no espaço público, com oito vagas, para os consumidores poderem guardar suas bicicletas enquanto fazem suas compras no calçadão.