4ª dose e vacina contra a gripe

Quarta dose ou segundo reforço contra a covid-19 começou a ser aplicado ontem em pessoas a partir de 90 anos - Foto: Luciana Carneiro/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói iniciou, ontem (4), a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em idosos, seguindo o calendário por idade. Ontem, receberam a vacina pessoas a partir de 90 anos, hoje (5) será a vez de quem tem a partir de 85 anos e de quarta (6) a sexta (8) poderão ser vacinados os idosos a partir de 80 anos. Para receber a vacina é necessário um intervalo de quatro meses da terceira dose (primeira dose de reforço). Também ontem, o Município começou a aplicar a imunização contra a Influenza seguindo o mesmo calendário. Os idosos podem tomar as duas vacinas no mesmo dia. A imunização contra covid-19 está disponível em quatro policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até as 16h.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, convocou os idosos a comparecerem aos postos de vacinação.

"Nossa cidade possui uma boa cobertura vacinal e o comprometimento dos cidadãos permitiu darmos um grande passo na redução das medidas restritivas, como é o caso da não obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. É fundamental que todos mantenham o calendário vacinal em dia. A vacina se mostrou segura e extremamente eficaz no combate à covid-19", ressaltou o prefeito.

Para receber a dose da vacina o idoso precisa apresentar identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante da primeira, segunda e terceira dose da vacina. A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até 16h.

Gripe - A Campanha Nacional de Vacinação Contra a gripe (Influenza) também teve início ontem (4) e a imunização está disponível nas policlínicas regionais do Vital Brazil, São Lourenço, Itaipu e Barreto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até as 16h.

Nesta primeira etapa, a vacinação segue o mesmo calendário por idade utilizado na imunização contra a covid-19, ou seja, ontem foram vacinados idosos a partir de 90 anos; hoje será a vez das pessoas a partir de 85 anos e de 6 a 8 de abril, a partir de 80 anos. Já no período de 11 a 15 de abril, receberão a dose da vacina os trabalhadores de saúde a partir de 60 anos.

A Influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. É caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

SG combate sarampo - Em São Gonçalo, além da vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil iniciou ontem (4) a 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2022 . A campanha é destinada aos trabalhadores de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Na primeira fase - até 30 de abril - os trabalhadores da saúde podem se
vacinar.