Capacitação para ronda escolar em São Gonçalo

Capacitação para guardas municipais de Carapebus e Quissamã vai até dia 7 - Foto: Renan Otto/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Ronda Escolar da Guarda Municipal de São Gonçalo está capacitando os agentes municipais das cidades de Carapebus e Quissamã para ações de atuação em unidades escolares. O curso teve início ontem, no Centro Municipal de Formação Continuada Prefeito Hairson Monteiro dos Santos
(Crefcon), na Rua Doutor Getúlio Vargas, no Barro Vermelho.

A capacitação se encerrará no dia 7, com entrega de certificados para os agentes que concluíram todo o treinamento. Durante as aulas, foram abordadas ações sobre enfrentamento da exploração de crianças e adolescentes, policiamento comunitário escolar, procedimentos de ronda escolar, direitos humanos, segurança pública sem homofobia e Lei Maria da Penha.

Para a coordenadora do Ronda Escolar, Andreia Rosa, o diálogo é a forma mais eficaz para atuação dos agentes na escolas.

"Precisamos pensar a longo prazo. É muito importante o papel da Ronda Escolar, porque nós trabalhamos na formação, na base das crianças. Os adolescentes de hoje em dia são imediatistas e nós precisamos orientá-los a respeitar o momento certo de falar, ouvir, porque em um conflito eles irão rebater. Quando se constrói uma comunicação boa, acabamos conseguindo resolver as questões", afirmou Andreia.