Niterói conquista prêmio de Cidade Empreendedora

Niterói venceu a disputa com outros 30 municípios e vai disputar o nacional - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói conquistou o prêmio estadual de Cidade Empreendedora, concedido pelo Sebrae às administrações municipais que mais se destacam na implementação de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e gestão. Niterói venceu a disputa com outros 30 municípios do Rio de Janeiro apresentando o projeto "Niterói Empreendedora - Uma Cidade de Oportunidades" e já é finalista para a premiação nacional que acontecerá em junho, em Brasília. A cerimônia da Edição Estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor aconteceu nesta terça-feira (06), na sede da Fecomércio, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.

As políticas públicas implementadas por Niterói para promover o desenvolvimento econômico foram analisadas por uma comissão julgadora que avaliou as ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios das empresas instaladas no município e para as empresas que desejam se instalar. O foco da avaliação foi o empreendedorismo e a integração das cadeias produtivas entre os micros e pequenos empreendedores e os grandes projetos e setores tradicionais que já possuem base no município.

Ao receber o prêmio, o prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou que esse é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo município para garantir a retomada da economia após o período mais crítico da pandemia da Covid-19.

"O prêmio de Cidade Empreendedora é um reconhecimento do trabalho na estruturação de políticas públicas para beneficiar todos os setores da cidade. Fomos incansáveis e continuamos firmes nas ações para a retomada econômica do município, com foco na geração de emprego e renda e vamos fazer com que os pequenos empreendedores cresçam. As prefeituras são muito importantes no processo de crescimento dos estados e do país, pois fomentam a economia. Vamos cada vez mais fortalecer a nossa capacidade de gestão, e as parcerias com outras prefeituras são importantes", afirmou.

O prefeito estava acompanhado dos secretários de Administração, Luiz Vieira; Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite; da secretária do Escritório de Projetos, Valéria Braga; e de integrantes das equipes técnicas das secretarias. O evento contou com a participação ainda do presidente do Sebrae, Tito Riff; da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior; do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Cássio Coelho, entre outros.

O projeto de Niterói apresentou para a comissão do Sebrae os programas e iniciativas criadas durante a pandemia da Covid-19 para manter a atividade econômica no município, como o Empresa Cidadã, que auxiliou as empresas com recursos para o pagamento da folha de funcionários, além de programas de crédito a juro zero como o Niterói Supera, Supera Mais e Supera Mais Ágil.