Bons Caminhantes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dom José Francisco*

Às vésperas da Semana Santa, queria preencher esse espaço com o pensamento em Deus.

Todos aqueles que acreditam, intuem que há um mistério escondido atrás de toda a vida. A esse mistério insondável damos o nome de Deus. E para nós, cristãos, ele é tão pessoal que se corresponde e se importa conosco.

Mas como será isso?

Muitos acreditam que, no fim de tudo, seremos absorvidos em Deus, como uma gota d'água escorrendo para o oceano. Mas, se fosse assim, esse seria o fim da gota, e ser absorvido seria o mesmo que deixar de existir.

Ora, se Deus nos quisesse fazer desaparecer em si, por que nos teria criado tão incrivelmente diferentes e pessoais? Como pensar que podemos ser conduzidos à vida de Deus e ainda assim permanecermos nós mesmos, aliás, muito mais nós mesmos do que um dia fomos?

Pense que podemos nos mover no espaço em três dimensões, mas o fato de avançar para outra dimensão não significa que a anterior foi abandonada. Cada nível mais complexo contém o nível mais simples do qual partimos: ele apenas estará combinado de formas mais ricas.

É assim que irá acontecer quando você se ajoelhar nesta semana: você estará entrando em contato com Deus. Mas é o Deus que vive em você que o capacitará para estar ali. Ou seja, Deus é a sua liberdade e o seu prêmio: tudo o que ele premiar, foi ele mesmo quem construiu em você.

Se você for um geólogo, alguém que estuda as rochas, terá de sair em campo atrás delas, porque elas não virão até você. Mas quando você for atrás, elas não irão fugir, nem ajudar nem dificultar o processo: é você quem detém a iniciativa. A história do seu encontro com Deus é uma história de iniciativas.

Deus é a iniciativa de toda nossa vida: ele é a estrada, a ponte e a chegada. Que bom quando somos bons caminhantes!

Abençoada Semana Santa e Feliz Páscoa aos caminhantes que não se cansam de caminhar!