Roberto Sales deixa avanços em secretaria de São Gonçalo

Ex-secretário deixa a pasta e anuncia pré-candidatura a deputado federal - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Roberto Sales deixou a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários de São Gonçalo após um ano e quatro meses de gestão. Ele saiu do cargo na última sexta-feira e agradeceu ao prefeito Capitão Nélson pela oportunidade de participar de seu governo. Ao deixar a pasta anunciou sua pré-candidatura a deputado federal.

O principal destaque da gestão de Roberto Sales foi a revitalização da pasta, esquecida por prefeitos anteriores. No governo do Capitão Nélson, a pasta foi valorizada voltando ao status de secretaria municipal. Desde o primeiro dia já havia demanda urgente e inesperada: atender os moradores da colônia pesqueira na praia da Esso, no Gradim. Cerca de 40 estruturas de madeira foram completamente destruídas durante a madrugada de 11 de março de 2021, deixando muitos pescadores e suas famílias sem as ferramentas para exercer seu ofício. Por este motivo, a Secretaria de Pesca foi essencial para criar parceria com os órgãos estaduais para ajudar na recuperação dos pescadores desta região.

Roberto Sales e sua equipe também desenvolveram vários projetos e programas em sua gestão, uns ainda em fase embrionária e outros já em implantação. Os projetos em estudo são implantação de Horto Municipal; implantação do Jardim Botânico; melhoria de estradas vicinais; entreposto de ovos de codorna e galinha; escola da pesca; curso de pequenas embarcações para pesca artesã; implantação de porto organizado,; implantação de viveiro de mudas; inoculação de bovinos e ainda implantação do Mercado Municipal de Peixes.

Outro projeto é o Horta nas Escolas, que já contemplou duas unidades no município, e a previsão é que seja ampliada para mais oito até o fim do semestre. A Horta nas Escolas é uma iniciativa para que os alunos entendam o processo de produção agrícola e a importância dos produtos orgânicos, além de desenvolver a relação e conscientização com a sustentabilidade e o meio ambiente. À frente da secretaria, Sales assinou o termo de cooperação técnica com a Fiperj, pelo qual a instituição auxiliará na implantação da aquicultura marinha e continental em São Gonçalo, tanto para consumo como para criação de peixes ornamentais. A inauguração da primeira unidade experimental do projeto aconteceu em dezembro do ano passado, em Tribobó, onde estão sendo criadas tilápias, rãs e camarões. Outros acordos com o Incra e Emater também estão em andamento.