Hospital de São Gonçalo já faz cirurgias oncológicas

Hospital recebe pacientes que estão na fila da Central de Regulação do Estado. Por mês, serão realizadas 45 cirurgias - Foto: Renan Otto/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No Dia Mundial da Saúde e véspera do Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, São Gonçalo deu o primeiro passo para o início de procedimentos cirúrgicos nesta área. Ontem (7), o município realizou as suas primeiras cirurgias oncológicas de mama e ginecológica. Hoje, serão feitas as de tireoide. As intervenções acontecerão às quintas e sextas-feiras, no Hospital Municipal Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto. Por mês, serão realizadas cerca de 45 operações na cidade, a maioria de câncer de mama.

O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha, destacou a importância das cirurgias e anunciou a chegada de um novo hospital, que poderá aumentar a produção das cirurgias. "Hoje, começamos um ciclo muito importante com o início das cirurgias oncológicas. Conseguimos ampliar o centro cirúrgico do HLP e as enfermarias. Mas esse ainda é o primeiro passo. Construiremos um novo hospital, com o dobro da capacidade do Pronto Socorro Central, e que terá a ala oncológica, oferecendo os tratamentos também aqui. O nosso prefeito Capitão Nelson não quer que nenhum gonçalense saia da cidade para fazer cirurgias e tratamentos. O paciente é quem mais ganha com esse acolhimento", explicou o secretário.

O diretor do HLP, Lindemberg Soares, confirmou o que foi dito pelo secretário. "Estamos preparando tudo, há três semanas, para oferecer essa assistência aos pacientes oncológicos. O gonçalense vai ter uma saúde de excelência nesse governo. A intenção é dar mais dignidade para a cidade de São Gonçalo e seus moradores. O nome disso é gestão. A gente quer alcançar a saúde como um todo com estrutura de qualidade", disse o diretor.

Cirurgião responsável pela equipe que vai atuar no HLP, o oncologista Edmar Lopes da Silva Neto elogiou a estrutura do hospital e acalmou as pacientes que aguardam por esses tipos de cirurgias. "É importante o fazer bem feito. Não é fazer por fazer. Esse hospital tem boa estrutura, o centro cirúrgico é bem montado, com conforto, segurança e a qualidade que estes pacientes precisam. A equipe toda tem experiência, todos são cirurgiões oncológicos e já passaram pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), o que é muito importante. Fizemos, no ano passado, 1.020 cirurgias de câncer em Rio Bonito. E trabalhando bem, teremos algo sólido por muitos anos em São Gonçalo", disse o médico.

A dona de casa Luciene Gonçalves de Lima, de 56 anos, aguardava para fazer a cirurgia de câncer de mama. Diagnosticada com a doença em novembro do ano passado, ela passou por exames e aguardava a cirurgia desde fevereiro. "É um misto de alegria e medo estar aqui hoje. Minha vida parou com o diagnóstico da doença e a minha expectativa é de voltar à minha vida normal. Fiquei muito feliz de poder fazer a cirurgia aqui, pois estou perto de casa, o que ajuda muito", disse Luciene.

Outra paciente, a auxiliar de laboratório Vanessa Alves de Paula, 39, passou por seis meses de quimioterapia até chegar à cirurgia. "Nem todo mundo tem condições de ir para Rio Bonito. Ter a possibilidade de fazer a cirurgia dentro da minha cidade é muito gratificante. Essa iniciativa vai facilitar muito, não só as gonçalenses, mas as mulheres de outras cidades. Que São Gonçalo continue com esse excelente trabalho. Eu fui muito bem assistida por todos os locais que passei até chegar aqui. Espero que a cidade continue com esse trabalho de excelência, pois quando a gente recebe o diagnóstico não é fácil e a doença não espera. Eu só tenho a agradecer, pois recebi tratamento de primeira", resumiu.

Todos os pacientes que serão chamados para as cirurgias são aqueles que estão na fila da Central de Regulação do Estado, ou seja, a cidade vai atender a pessoas de todos os municípios do Estado.

Para ser inserido no sistema da Central de Regulação do Estado, o gonçalense tem que estar com o encaminhamento médico em mãos e procurar a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, que fica no estacionamento (G2) do São Gonçalo Shopping.