Gripe: vacinação vai avançar em Niterói esta semana

Vacinação - Foto: Bruno Eduardo Alves/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói está avançando com a vacinação contra a gripe (Influenza) no município. Nesta semana, entre segunda (11) e sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a segunda etapa da vacinação contra a gripe para os trabalhadores da Saúde a partir de 60 anos. As vacinas da Campanha Nacional Contra a Gripe estão disponíveis nas policlínicas regionais do Vital Brazil, São Lourenço, Itaipu e Barreto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até às 16h.

O Município começou, também, a aplicar a quarta dose, ou segunda dose de reforço, da vacina contra a covid-19 em idosos, seguindo o calendário por idade. Para receber a vacina contra a covid é necessário um intervalo de quatro meses da terceira dose (primeira dose de reforço). Os idosos podem tomar as duas vacinas, contra a gripe e contra a covid, no mesmo dia. A imunização contra covid-19 está disponível em quatro policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até às 16h.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta para importância da imunização.

"Hoje o município está com um cenário positivo em relação à pandemia e a vacinação é fundamental para mantermos esse quadro. Se você está dentro do público alvo, não deixe de comparecer a uma das quatro unidades de saúde para receber a dose da vacina", afirma.

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

Locais de vacinação da quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra
Covid-19 para idosos - a partir de 80 anos e contra a Influenza:

Policlínica Sérgio Arouca - Rua Vital Brazil Filho, s/nº - Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella - Rua Luiz Palmier, 726 - Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu - Avenida Irene Lopes Sodré - Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva - Avenida Jansen de Melo, s/nº - São Lourenço.