Niterói avança nos cuidados com o meio ambiente

O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou nesta 5ª feira o adiamento do desfile das escolas de samba na Rua da Conceição - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ao participar do encontro virtual "Trilhas de Longo Curso e o Turismo nos Municípios", realizado na noite de quinta-feira (7), o prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a cidade está apoiando e ampliando iniciativas que fortaleçam áreas verdes e Unidades de Conservação. A reunião foi promovida pela Rede Brasileira de Trilhas e Conectividades, pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) e pela Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas do Brasil, com o objetivo de discutir o crescimento econômico inclusivo e sustentável como forma de estimular o ecoturismo de forma consciente.

Niterói conta, atualmente, com oito Unidades de Conservação, que passam por sistemas de manejos, sinalização e reflorestamento, e 45 trilhas mapeadas, entre elas, a Rota Charles Darwin que integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Percurso.

Durante o encontro, o prefeito Axel Grael mostrou os avanços de Niterói no que diz respeito ao meio ambiente, lembrando que, em 2014, a cidade criou o Programa Niterói Mais Verde, iniciativa que garantiu desde então, a proteção de mais de 50% do território municipal e a implementação e ampliação de políticas públicas ambientais a pequeno, médio e longo prazo.

"As estratégias de atuarmos na preservação de áreas de conservação é muito mais que implantar trilhas. Quando fazemos investimentos nessas áreas, estamos preservando e pensando em iniciativas econômicas. Nos EUA, por exemplo, as unidades de conservação representam 3% do PIB americano por conta das atividades que giram em torno dos parques. Em Niterói, estamos tirando do papel unidades de conservação e investindo no entorno. Esse é o caminho. Quando falamos de trilhas e de manejo, falamos de proteção e conservação. Niterói também está criando uma identidade para fortalecer o ecoturismo e o cicloturismo", disse Axel Grael.

Assessora ambiental da Prefeitura de Niterói, Amanda Jevoux, vem atuando como elo entre a gestão municipal e as Redes em todo o Brasil que estão implantando propostas semelhantes em seus municípios, como forma de preservar e também apostar no ecoturismo de forma sustentável.

"As trilhas de longo percurso estão inseridas em todo esse processo e Niterói está bem adiantada com as políticas públicas que estamos implantando nos últimos anos. Elas são, sem dúvida, a conexão entre unidades de conservação no processo de preservação. Quando ocorre o manejo e a sinalização, é indicativo que ali está sendo cuidado, preservado, e o retorno é não somente ambiental, mas também econômico gerando toda uma cadeia de oportunidades de emprego e renda", comentou
Amanda.