Uma jornada em andamento

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Charbel Tauil Rodrigues*

Nos últimos dias a prefeitura festejou ter recebido premiação como Cidade Empreendedora, concedido pelo Sebrae às administrações municipais que se destacam na implementação de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e gestão. Uma vitória, sem dúvida, ainda mais considerando a seriedade da instituição empresarial e de seu corpo técnico. Como lojistas, empregadores, cidadãos e contribuintes que somos, sempre ficamos satisfeitos quando nossa cidade obtém destaque positivo, em qualquer âmbito.

Isso posto, trago algumas considerações ao leitor. Em primeiro lugar, observamos que, das iniciativas apresentadas pela prefeitura no projeto "Niterói Empreendedora - Uma Cidade de Oportunidades", boa parte consistiu de ações decorrentes da pandemia, tais como concessões de crédito e de microcrédito, como o Niterói Supera e o Niterói Supera Mais, assim como o Empresa Cidadã. Ou seja, foram respostas para mitigar uma situação extraordinária, e não a constituição de um ambiente positivo e rotineiro para os empreendedores estabelecidos no município.

Além disso, a realidade se impõe: basta caminhar por Niterói, especialmente pelas ruas do Centro, para constatar que nem só de indicadores e estatísticas vive o homem. O que se vê são dezenas e mais dezenas de pontos comerciais fechados quarteirão após quarteirão, com tabuletas de "vende-se" ou "aluga-se". Há deficiências de iluminação, limpeza, áreas de estacionamento e ordenamento urbano, com pavorosas vielas de barracas de ambulantes atravancando o passeio público. O cenário é de miséria, desleixo, abandono. E isto, veja bem, no Centro, onde tanta pujança comercial sempre houve em Niterói.

A esta altura alguém poderá argumentar que os índices estatísticos são favoráveis a Niterói, e ponto final. Discordo, porque são possíveis, sim, outros olhares, outras leituras. Por exemplo: se é para nos atermos a levantamentos técnicos, vale muito a pena conferir o trabalho "Índice e Cidades Empreendedoras 2022", realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão vinculado ao Ministério da Economia (ME), e que contou com o apoio da Endeavor, que se define como a rede formada por empreendedoras e empreendedores à frente das empresas que mais crescem no mundo, e que são grandes exemplos para o país.

Com 132 páginas, a obra aponta que Niterói encontra-se em 11º lugar no conjunto dos municípios estudados (São Paulo está em 1º; Florianópolis em 2º, e Curitiba em 3º). Sendo que o principal quesito de Niterói está agrupado no fator "Mercado" (1º lugar), que considera aspectos que pouco têm a ver com a ação da prefeitura -- como PIB per capita, crescimento do PIB e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) --, e sim com o alto poder aquisitivo dos moradores da cidade.

Em outros quesitos, que aí sim dependem muito do poder público, nosso município já aparece para trás. É o caso, por exemplo de "Ambiente Regulatório" (no qual Niterói figura em 18º lugar, atrás de São Gonçalo), "Inovação" (estamos em 33º lugar, sendo que SP está em 1º e o Rio de Janeiro, em 10º); ou mesmo "Infraestrutura" (estamos em 19º lugar; SP em 1º). Interessante é o quesito "Acesso a Capital", sem dúvida de grande importância para o empreendedor, que agrupa questões como operações de crédito dos municípios, capital poupado per capita e proporção relativa da capital de risco. Aí, figuram no ranking, em 1º lugar, Campina Grande (PB) e, pelo Estado do Rio, Campos dos Goytacazes (78º). Duque de Caxias (81º), Nova Iguaçu (84º), São João do Meriti (92º), São Gonçalo (93º) e Belford Roxo (100º).

Niterói pode ter motivos para comemorar, mas é preciso ter a consciência, a humildade e o senso de realidade de que falta muito a avançar rumo ao tão sonhado desenvolvimento econômico, que precisa estar sempre conjugado com justiça social e melhor distribuição de renda. E para isto é essencial que sejam ouvidas entidades tais como o Sindilojas e o Sindicatos dos Bares e Restaurantes e Hotéis, que realmente conhecem a cidade no ambiente de produção e que têm como apresentar ideias, críticas e sugestões consistentes para a administração pública.

Vamos juntos trilhar essa jornada!