UPA de Santa Luzia agora é municipal

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Luzia, em São Gonçalo, está com nova administração. Depois de dez anos sob responsabilidade do Governo do Estado, a unidade está, desde o dia 20 de março, sob a gestão da Prefeitura e passou a se chamar Unidade Municipal de Pronto Atendimento (UMPA) para os casos de urgência e emergência. Nos primeiros 15 dias, as mudanças começaram a ser vistas: 90% da iluminação trocada, todos os setores em funcionamento, aparelho de raios-x e ambulância novos e reformas emergenciais realizadas.

"Fizemos alterações emergenciais, mas que já mudaram a rotina da unidade e o atendimento dos usuários. Mas ainda há muito o que se fazer, principalmente a nível estrutural. O setor de engenharia da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo está fazendo levantamento de todas as reformas necessárias. Será uma reforma feita por parte, de forma
gradativa, já que a UMPA não pode parar", explicou o médico Açu Márcio Deccache, novo diretor da unidade.

Com capacidade para realizar até 300 atendimentos por dia, a unidade está com a média de 280 consultas nas especialidades de clínica geral e pediatria. E, futuramente, terá a implantação da odontologia - será a única UMPA com este tipo de atendimento. "Essa unidade é diferenciada. Ela atende ao maior bairro em população da cidade, que é o Jardim Catarina, e todos os outros em volta, além de estar localizada à beira da rodovia, o que facilita muito o acesso de pessoas de outros locais", descreveu Açu.