Palestras sobre cultura indígena

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Educação de Niterói e a Fundação Municipal de Educação (FME), em parceria com os Giros Curriculares e CNPq, promoverão, hoje (13), a palestra "Pensamento Ameríndio e Educação" que será ministrada pelo doutor Ronielle de Azevedo Lopes, professor de Filosofia no Campus Rural de Marabá (PA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. O evento acontecerá em dois horários e locais diferentes. O primeiro será às 10h, no auditório Darcy Ribeiro, na Rua São Pedro, 108, e o segundo, às 15h, no auditório Amaury Pereira Muniz, na FME, na Rua Visconde do Uruguai, 414,
ambos no Centro de Niterói.

Ronielle lidera o grupo de pesquisa "Saberes tradicionais e etnosintropia no Vale do Tocantins-Araguaia". É Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, é membro dos grupos de pesquisa "Currículo, Cultura e Diferença" e "Territórios Indígenas e Etnoenvolvimento".

Segundo Cristiane Gonçalves, Coordenadora de Educação na Diferença da SME, a palestra vai ao encontro do que propõe a Educação em Niterói:

"É necessário fortalecer o processo de descolonização dos currículos, por uma pedagogia da vida, nas Cosmovisões Indígenas e por um currículo na/com a diferença", explica Cristiane.

A palestra é destinada aos profissionais da Rede Municipal de Educação de Niterói e para se inscrever é necessário preencher o formulário: encurtador.com.br/eyIMY. O número de vagas é limitado.