SG: 1º Centro de Referência em Autismo festeja três anos

Unidade atende cerca de 119 pessoas e conta com um time de profissionais - Foto: Luiz Carvalho/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com dedicação exclusiva às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim, celebrou, nesta terça-feira (12), os três anos de existência com acolhimento, emoção e carinho com os atendidos. Para o dia especial, a equipe preparou oficinas e dinâmicas envolvendo culinária, exercícios físicos e música tanto para os autistas, quanto para os responsáveis.

O primeiro Centro de Referência de São Gonçalo atende a 119 pessoas, a partir dos 3 anos, sem limite de idade, e conta com salas de recursos, de fisioterapia, de música e de artes, além de atendimento com nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e dentistas. A diretora da unidade, Evelin Bastos, se emocionou ao lembrar a trajetória da unidade.

"É um mix de emoções, é relembrar e reviver tudo que passamos para poder chegar até aqui. Foi uma luta dos pais e de quatro professoras que acreditaram que esse projeto daria certo. Hoje, nós colhemos este fruto de poder celebrar o nosso terceiro ano com os nossos atendidos sendo desenvolvidos a cada dia, conquistando coisas que muitas vezes a nossa mente limitada acharia que eles não iriam alcançar. É importante mostrar, a cada dia, nos mínimos detalhes, que é possível. É gratificante saber que o projeto continua, que está dando frutos, que é algo do município e é de qualidade", afirmou a diretora.

A mãe do aluno Guilherme, de 13 anos, Gisele Paranhos, participou ativamente da abertura desse primeiro Centro de Referência em Autismo. Ela conta que lá seu filho se desenvolve, aprende a coletividade e tem muitos ganhos. Para ela, é um misto de emoção, satisfação, alegria e felicidade saber que, além desse, outros Centros de Referência estão sendo construídos.