SG vacina até hoje contra a covid-19

Em São Gonçalo, vacinação é ampliada para novo grupo e idosos com mais de 85 anos começarão a ser imunizados em cinco unidades de saúde a partir deste sábado. Todos têm sistema drive-thru - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina todos os gonçalenses contra o coronavírus com mais de 5 anos até hoje (13). A vacinação será paralisada amanhã (14), devido ao ponto facultativo e feriados da Semana Santa, e retorna na próxima segunda-feira (18). Hoje (13), a secretaria disponibiliza 30 locais para a vacinação infantil - de 5 a 11 anos, das 8h às 17h. Para os gonçalenses com mais de 12 anos, 13 locais estão disponíveis, das 8h às 17h.

Os gonçalenses que estão com a segunda dose ou dose de reforço marcadas entre os dias 14 e 17 de abril podem se imunizar a partir do dia 18 de abril, sem qualquer dano ao esquema vacinal. A secretaria também vacina com a quarta dose os idosos com mais de 80 anos que tenham mais de quatro meses de intervalo da dose de reforço (terceira dose). Para se vacinar, eles têm que apresentar o comprovante de vacinação com as três doses anteriores e a identidade. A secretaria pede para que a população chegue aos pontos de vacinação uma hora antes do término da aplicação da vacina para que o expediente termine no horário previsto.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Já para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente. Para a quarta dose dos idosos com mais de 80 anos, é necessário apresentar identidade e comprovante das doses anteriores.

Os pais que não tiverem como levar os filhos menores de 12 anos para a vacinação devem fazer documento por escrito (pai ou mãe) para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. Neste caso, o genitor que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para o responsável provar a autenticidade do consentimento. Os pais também devem prestar atenção no intervalo de vacinas.