Registros de c-19 caem em SG

Cidade completa 15 dias sem internações e 21 dias sem óbitos causados pela doença - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município de São Gonçalo completou 15 dias sem internações por novo coronavírus e 21 dias sem óbitos da doença. O último foi registrado no dia 23 de março. Desde o último dia 30, as unidades públicas municipais de saúde que recebem os casos de covid-19 - Hospital Franciscano, na Lagoinha; Retaguarda, no Centro, Pronto Socorro Central e Pronto Socorro Infantil (PSI), no Zé Garoto, estão vazias. Todos os leitos de enfermaria e das unidades de tratamento intensivo (UTI) foram remanejados para as internações clínicas.

Durante a última semana, a cidade registrou 0,5% de positividade nos testes da doença entre os dias 3 e 9 de abril. Dos 748 testes realizados, apenas quatro deram positivo. Nesta semana, até ontem (13), foram realizados 336 testes e apenas um positivou, 0,3%. De domingo (10) a terça (12), todos os exames negativaram.

Há 15 dias, a cidade registrava 1,2% de positividade nos testes da doença entre os dias 20 e 26 de março. Dos 856 testes realizados, 11 deram positivo. Entre os dias 27 e 30 de março, foram realizados 535 testes e apenas seis positivaram, 1,1%. Na quarta-feira (30 de março), dos 125 exames realizados, todos deram negativo.

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, todos os índices que medem a doença - variação de pacientes internados, ocupações de leitos de UTI adulto e de enfermaria, percentual dos casos notificados nas duas últimas semanas e variação de óbitos por covid - estão zerados na cidade.

Com os leitos vazios, a cidade consegue avançar com os tratamentos de outras doenças e realizar mais cirurgias eletivas, que estavam paralisadas desde o início da pandemia. Apesar de todos os dados positivos, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo orienta que as medidas sanitárias para evitar o contágio devem ser mantidas.

"O gonçalense deve evitar aglomerações, respeitar o distanciamento, lavar as mãos ou higienizar com álcool em gel e, principalmente, completar o seu esquema vacinal contra o coronavírus", disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Melissa de Mello.

Testes- Com menos de 1% de positividade para o coronavírus em São Gonçalo nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil manterá apenas o Centro de Triagem, no Zé Garoto, para a realização dos testes para detectar a doença durante o feriadão da Semana Santa. De hoje (14), ponto facultativo, até o próximo domingo (17), os demais locais não funcionarão. O centro funcionará na quinta (14), das 8h às 17h; na sexta (15), sábado (16) e domingo (17), das 8h às 13h.

O atendimento volta à normalidade na segunda-feira (18). Os testes poderão ser feitos em 11 locais de segunda (18) a quarta-feira (20). De quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, a domingo (24), novamente só o Centro de Triagem vai fazer testes.