Edital de Cultura sem barreiras

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A consultoria do Programa Municipal de Formação na Área de Cultura (PROMFAC) da Fundação Mario Peixoto (FMP) vem alcançando novas conquistas. Pela primeira vez, duas pessoas com deficiência, moradores de Mangaratiba que participam do PROMFAC, foram aprovadas em um Edital de Cultura, e receberam R$ 5 mil cada. Trata-se do 'Cultura Inclusiva nas Redes', realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SECEC-RJ).

O edital teve como objetivo premiar artistas com algum tipo de deficiência do território fluminense que produzem música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.

O artista plástico e filatelista (colecionador de selos) Enilson Borges venceu o edital com o projeto cultural de incentivo a arte da Filatelia e de novos filatelistas para as unidades escolares que atendem pessoas com deficiência.

"Estou muito feliz em conquistar esse prêmio e poder realizar este trabalho nas escolas da minha cidade. Agradeço a FMP pelo total apoio, e dizem que sem essa equipe nada seria
possível".

Outro vencedor foi o pintor de paisagens em telhas coloniais, Nelson Firmo, que desenvolverá um projeto para 10 alunos nos espaços culturais da Fundação Mário Peixoto, tendo como técnica o NAIF - conceito que designa a produção de artistas autodidatas que desenvolvem uma linguagem pessoal e original de expressão.

O presidente da FMP, Jefferson Dias, comemorou o sucesso do Programa Municipal de Formação na Área de Cultura.