Bom Jesus: Matemática de tabuleiro 'ganha' alunos

A disciplina é pautada na concentração e análise dos alunos - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Alunos da 1ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Luiz Tito de Almeida, na zona rural de Bom Jesus do Itabapoana, distrito Rosal, no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, optaram por estudar matemática de forma diferenciada e lúdica. Denominada "Matemática nos Tabuleiros", a eletiva vem sendo oferecida semanalmente na unidade escolar.

A proposta curricular busca aprimorar o raciocínio lógico, através da análise de situações vividas durante as partidas, além de propiciar a reflexão da vida cotidiana. A disciplina é pautada na percepção de que as atividades lúdicas exigem concentração e análise. Suas práticas voltadas para objetivos específicos e orientados contribuem para a aprendizagem nos mais diversos campos dos saberes.

Desde que passou a ser ministrada, a disciplina estimula jovens estudantes, de 15 a 17 anos, que em sua maior parte trabalham na lavoura e pecuária durante o dia e estudam à noite.

"Desde pequeno jogo xadrez. Já em matemática não sou muito bom, sabe. Está sendo ótimo para mim. Sem dúvidas, ficou muito legal aprender matemática", disse João Carlos Ferreira que sonha em ser Engenheiro Civil, assim que terminar o Ensino Médio, e quando soube que tinha a chance de conciliar a matemática com um amor antigo se animou.

Com Marcos Rhyan Rezende, de 16 anos, foi um pouco diferente. A escolha pela disciplina eletiva surgiu como uma forma de se desafiar.

Nunca tinha jogado, não sabia nada do jogo em si. Mas, coloquei na minha cabeça que era um desafio. Por isso, tinha que aprender o jogo e, claro, melhorar o meu desempenho em matemática. Exatas é uma disciplina bem complicada, porém quando a gente pega jeito ela acaba se tornando fácil.