Guarda Municipal faz palestras em escolas pela cultura da paz

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de trazer à tona e debater temas como prevenção ao uso de drogas, combate ao bullying, disciplina e respeito nas escolas, integrantes da Coordenadoria de Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Niterói iniciaram nesta semana o projeto Palestras nas Escolas. O primeiro colégio a receber a iniciativa foi a Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, no Caramujo. Os debates pretendem promover a cultura de paz nas escolas de Niterói e serão realizados em outras unidades municipais.

A iniciativa faz parte de um dos eixos do Pacto Niterói Contra a Violência, integra o processo de fortalecimento da Guarda Municipal e está sendo realizado em parceria com a Subsecretaria e Projetos Transversais, Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS) da Secretaria de Educação de Niterói.

Com bate-papos informais, mas com a abordagem dos temas sendo levados à sério, a proposta é que os guardas municipais possam interagir com os alunos numa didática que fale a linguagem deles. As palestras acontecerão cada semana numa escola. A ideia é levar o debate para todas as escolas municipais para crianças com idades entre 10 e 16 anos.

Todos os guardas integrantes da Coordenadoria participaram de inúmeros cursos de qualificação direcionados para educação, orientados pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Guarda Municipal.

"A Guarda Municipal participa ativamente do dia-a-dia das escolas municipais. Além das rondas escolares, nossos agentes estão sempre ajudando e orientando como proceder em mediação de conflitos. É um trabalho de aproximação integrado que faz plano decenal da guarda. A integração com os outros órgãos, como Rede Mediar, Codim e a equipe de rodas de conversa também estão neste processo", explica o inspetor Paulo Brito, gerente do fortalecimento da Guarda .

Segundo Juliana Martins, gestora da Coordenadoria de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS) da Secretaria Municipal de Educação, a parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) é uma grande parceira com diversos projetos.