Niterói a Caminho do Carnaval

Após um período sem atividade por conta da pandemia, as escolas de Niterói prometem muita garra no desfile - Foto: Berg Silva/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Está quase tudo pronto para Niterói receber escolas de samba e amantes do carnaval na passarela da folia que será montada no Caminho Niemeyer, no Centro, na próxima semana. Enquanto as 31 agremiações da cidade se preparam para fazer bonito nos dias 21, 23 e 24 de abril, a Prefeitura de Niterói já reuniu todos os órgãos públicos para definir o esquema operacional e estrutural que dará apoio à festa.

Para o desfile, o Caminho Niemeyer será transformado em uma arena, com arquibancada para 5 mil pessoas e previsão de outras 15 mil pessoas desfilando. A arena terá formato em U, e as escolas entram, desfilam e saem pelo mesmo local por onde entraram, para que tanto o público quanto os integrantes das escolas possam aproveitar ao máximo a folia, com muito samba no pé e na garganta.

"Vejo o carnaval como a mais forte manifestação de cultura popular do país. Há anos atuamos na revitalização do carnaval da cidade e agora estamos em um novo momento, com a ida dos desfiles para o Caminho Niemeyer, o que com certeza abrirá uma nova etapa do carnaval de Niterói. Vale salientar que esse ano conseguimos gravar um EP com as 10 escolas do Grupo Especial. Ficou um material com uma ótima qualidade. Vamos fazer um belo desfile na próxima semana e mostrar a qualidade do carnaval de nossa cidade, abrindo um novo ciclo dessa linda festa popular", comemora o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira.

A entrada será gratuita e toda a estrutura será montada para dar conforto aos presentes, inclusive com uma praça de alimentação instalada no local.

"É uma aposta que o governo está fazendo tanto para melhorar as condições do desfile, dando mais conforto e segurança tanto para quem vai desfilar como para quem vai assistir. O nosso objetivo é manter o carnaval no Caminho Niemeyer, caso o retorno seja positivo. Pagamos a subvenção para as escolas da cidade em três parcelas, sendo uma em janeiro, outra em fevereiro e esta semana liberamos a terceira parcela. Fui visitar os barracões e está tudo andando muito bem. A Prefeitura está dando toda a estrutura e as escolas estão respondendo bem, dando tudo para termos um belo desfile. Teremos uma arena moderna e concebida junto com as escolas de samba para fazermos o melhor", disse o secretário municipal de Participação Social e presidente da Comissão de Carnaval de Niterói, Anderson Rodrigues, o Pipico.

Todos os órgãos públicos responsáveis pela elaboração da estrutura do carnaval estão se preparando: agentes da Guarda Municipal, da Secretaria de Ordem Pública, e da NitTrans ficarão responsáveis pelo ordenamento urbano e trânsito. A Secretaria de Saúde e o Samu também terão equipes e ambulâncias de plantão. A Companhia de Limpeza de Niterói também atuará no entorno e na área de desfiles. Todo evento contará ainda com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Ordem Pública cadastrou ambulantes para trabalharem nos dias do
carnaval.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, explicou que Niterói vive um momento especial neste primeiro carnaval após a pandemia e toda estrutura está sendo montada para que o niteroiense, as agremiações e visitantes possam ter uma festa com conforto e segurança.

"Nós queremos realizar o melhor carnaval de todos os tempos. Estamos trabalhando para dar essa alegria ao povo de Niterói e às agremiações, além de garantir que possamos receber bem nossos visitantes. O carnaval fomenta a economia e o turismo. É uma indústria que gera emprego e renda, além de uma festa que mexe com toda a cultura popular do país. Além de toda a estrutura que estamos montando, ainda temos a beleza da Baía de Guanabara. Vamos presentear a população e os integrantes das escolas que trabalham com tanto amor", afirmou Paulo Novaes.