Páscoa: cuidado redobrado com a saúde bucal dos pequenos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste domingo de Páscoa as tentações estão por toda parte, mas prazeres à parte, é bom lembrar que é preciso cuidar para os doces não deixarem um gosto amargo na boca. O excesso de chocolate pode afetar a saúde bucal, principalmente das crianças. "As bactérias naturalmente presentes em nossa boca decompõem os resíduos dos alimentos e também do açúcar, liberando um ácido, que é responsável pela desmineralização dos dentes e pelo aparecimento das cáries", diz Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic, rede de clínicas de ortodontia
do País.

Segundo o dentista, a higienização incorreta é um dos fatores que acentua este processo. Para quem quer celebrar a data sem peso na consciência, ele preparou dicas essenciais para cuidar da saúde bucal sem deixar de apreciar os tradicionais ovos de Páscoa.

1-Higienização

Escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia. A escovação correta elimina o excesso de alimentos dos dentes. É importante também usar o fio dental, pois ele chega onde a escova não alcança. A escovação noturna é uma das mais importantes. "Durante a noite, há uma diminuição da salivação, o que favorece a incidência das cáries", explica Edmilson Pelarigo.

2- Olho nos horários

Petiscar chocolate requer atenção. Muitas vezes, nos esquecemos de escovar os dentes, porque comemos doces em horários distantes das refeições. O ideal é deixar para comer o ovo de chocolate como sobremesa, após o almoço ou o jantar, e logo depois escovar os dentes.

3-Escovação lúdica

No caso das crianças, o grande desafio é incentivá-las a cuidar da saúde bucal e não deixar a atividade com a fama de chata. "Apostar em elementos lúdicos é um caminho. Hoje, há várias escovas de super-heróis ou de outros personagens, além das pastas de dentes especiais para a criançada, que podem ajudar a tornar esse hábito prazeroso", aconselha o dentista.

4 - Consultas frequentes

Na Páscoa, acende uma preocupação maior com os doces. No entanto, os cuidados não devem ser somente nesses momentos. Para Pelarigo, as pessoas vão pouco aos consultórios odontológicos, a menos que tenham um problema. A visita ao dentista deve ser feita a cada seis meses. "O hábito de marcar consultas regularmente previne problemas para a saúde e que podem doer no bolso no futuro", garante.