A melhor maneira de cuidar é a prevenção!

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A imunização está entre os quatro eventos que contribuíram para o aumento da expectativa de vida da humanidade, juntamente com o saneamento básico, a descoberta do antibiótico e outros avanços da medicina.

A saúde deve ser tratada por completo e manter a vacinação em dia é a melhor forma de prevenir diversas doenças, pois as vacinas estimulam o corpo a produzir defesas imunológicas que nos protegem contra várias enfermidades. Por isso, manter seu cartão de vacinação em dia, independentemente da sua idade, é essencial. Existem indivíduos por exemplo com necessidades especiais de calendários vacinais como os cardiopatas por exemplo ; Doentes do coração são prioridade na vacinação uma vez que integram um dos subgrupos de maior risco.

Na hora de cuidar da própria saúde, não podemos negligenciar as vacinas e com isso prevenir as doenças infecto contagiosas . Nesse período atual , recomendamos a vacina contra gripe a qual é disponibilizado pelo Ministério da saúde em 2022 a vacina trivalente, ou seja que protege contra 3 tipos de cepas : contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B linhagem Victoria e em clínica privada encontramos a tetravalente , a qual mantém a proteção contra 4 tipos de cepas e A vacina tem as duas linhagens do vírus influenza B (Victoria e Yamagata)

De acordo com a SBIM (sociedade brasileira de imunologia) , A revacinação anual contra a gripe é fundamental por dois motivos: O primeiro é que a proteção conferida pela vacina cai progressivamente seis meses depois da aplicação. O segundo é a variação dos subtipos de influenza circulantes a cada ano.

Durante essa pandemia de COVID-19, é importante reforçar a necessidade de imunização para evitar a transmissão da gripe e diminuir o risco de internações e mortes pela doença.

Os grupos prioritários que estão incluídos para vacinação contra a gripe, inclui pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, profissionais de saúde , caminhoneiros, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Pensando nisso, separamos abaixo 9 vacinas indispensáveis para manter a imunização em dia:

1 - Difteria e Tétano: Vacina por vírus inativado e sempre que possível, a dT deve ser substituída pela tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa), que também previne a coqueluche.

A maioridade da infecção de pertusis (coqueluche ) ocorre em crianças com menos de 3 meses e são muito jovens . Em gestantes com a vacina DTPa estimula o desenvolvimento de anticorpos que atravessam a placenta e permite ao recém nascido proteção.

De acordo com o Advisory Committee on Immunization Practices guidelines recomendam que a administração de cada dose de DTPa seja realizada a cada gravidez entre 27 a 36 semana de gestação e possa ser dado em mulheres que não receberam no período puerperal, amamentando e para reduzir o risco de transmissão ao recém nascido. Ela é recomendada ser aplicada em indivíduos a cada 10 anos .

2 - Tríplice-viral: Contém vírus vivos "enfraquecidos" do sarampo, da rubéola e da caxumba. A vacina é indicada a partir de 12 meses de idade. Uma segunda dose deve ser aplicada entre 2 e 4 anos de idade. Adolescentes não vacinados devem receber duas doses. Adultos, em viagem para o exterior, sem registro de vacinação, devem ser vacinados.

3 - Hepatite B: Essa é a vacina que protege o fígado contra doenças e é indicada principalmente para grupos de risco. Veja abaixo quais são:

• Recomenda atualmente a vacinação universal das crianças;

• Nas áreas de alta prevalência, deve-se também vacinar as crianças com seis - sete anos de idade, por ocasião da entrada na escola;

• Hemofílicos (usuários de hemodiálise);

• Portadores de outras doenças que implicam alto risco de transfusões de sangue ou utilização de produtos sanguíneos;

• Profissionais de saúde;

• Pessoas com comportamento sexual de risco.

4 - Pneumonia: Vacina que protege contra a Pneumonia, uma infecção respiratória grave que provoca febre e tosse com catarro. Em muitos casos precisa de internação, podendo levar à óbito. Se não tratada adequadamente.

Quem Deve Tomar?

- Crianças menores de 2 anos;

- Pessoas com mais de 60 anos, Profissionais de Saúde e Gestantes, pessoas com condições que predisponham às infecções pneumocócicas, como: Esplenectomia, Deficiência de Imunoglobinas, Neoplasias Malignas, Aids, Fístula Liquórica798, Doenças Pulmonares, Insuficiência Cardíaca, Renal e Hepática, Diabetes e Alcoolismo.

5 - Febre Amarela: Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Nem de macaco para pessoa.

Recomenda se uma dose na vida e pode ser avaliado reforço.

6 - HPV: A vacina quadrivalente contra o HPV, é capaz de prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Além disso, a vacina do HPV protege contra câncer vaginal, vulvar, oral e anal.

No Brasil, essa vacina é aprovada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos e para meninos e homens de 9 a 26 anos.

7 -Herpes Zóster: A Herpes-Zoster é uma doença infecciosa causada pelo vírus varicela-zóster - o mesmo responsável pela catapora. O vírus fica alojado em gânglios nas regiões do tórax ou do abdômen e um dia, por causa da queda da imunidade ou porque a pessoa está mais velha, ele aparece como herpes-zoster.

É importante informar que, para desenvolver o Herpes Zóster, não precisa ter tido a catapora na infância, basta o contato com o vírus. E a população brasileira é muito exposta a ele - 94% está infectada com o varicela-zóster.

A doença é mais comum após os 50 anos - no entanto, o diagnóstico em jovens tem sido frequente

E recomendado a partir dos dos 50 anos.

8 - Influenza (gripe): Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes.Entre as complicações que podem ocorrer destacam-se a pneumonia (viral ou bacteriana) e a síndrome de Reye, que se caracteriza pela presença de encefalopatia grave. As pessoas idosas e aquelas com doenças de base têm maior risco de complicações.

9 - COVID-19: Estima-se que o potencial máximo de proteção seja atingido cerca de duas semanas após a última dose do esquema primário. Apesar de não conhecermos a duração exata da proteção em vacinados e em quem se infectou ou desenvolveu a Covid-19, já sabemos que a dose de reforço é necessária para aumentar ou prolongar a imunidade, principalmente no caso de grupos específicos, como idosos e imunodeficientes .

Acredito ser de enorme importância atuarmos com responsabilidade coletiva e divulgarmos informações que promovam a saúde e evitem a propagação dessas doenças infecto contagiosas ,principalmente após vivenciarmos essa pandemia além de considerar medidas como distanciamento social, uso de máscaras em ambientes fechados e higiene reforçada.

A atenção em criar conscientização o quanto é benéfico o auto cuidado para a nossa saúde física , social e mental é essencial.