Duas exposições gratuitas em Itaboraí

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Duas exposições simultâneas. Os visitantes da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro, Itaboraí, podem conferir até o dia 7 de maio, a exposição do Museu do Roadie JB, para os amantes de uma boa Música Popular Brasileira (MPB). E ainda a exposição que relembra a vida e carreira do cantor e compositor Bira Alma Reggae, que deu nome ao novo espaço da casa, a Sala do Artista Local, inaugurada na noite da última quarta-feira (13).

O gestor da Casa e subsecretário de Cultura, Alan Mota, falou do sentimento especial de poder inaugurar uma sala em homenagem a Bira Alma Reggae e ainda da Casa abrigar uma exposição do Museu do Roadie JB.

"O Bira sempre foi muito alegre, sempre que o encontrava era com um sorriso no rosto. Essa nova sala será um lugar para dar espaço e voz para os artistas locais. A exposição do JB conta com peças coletadas há mais de 30 anos, tão raras e preciosas. Seu laço é de fraternidade com os artistas com quem trabalha", destacou Alan.

Bira Alma Reggae surgiu na cena musical de Itaboraí e se tornou um dos grandes nomes de reggae do país. Dentre os itens expostos, estão cartazes, fotos, instrumentos, discos e figurinos. A sala abrigará sempre o trabalho de algum artista da cidade em cartaz, mesmo quando o salão principal da Casa estiver ocupado com alguma exposição visitante, através das diversas parcerias da instituição com museus, centros de memória e universidades.

"Estamos aqui para abraçar todos os fazedores de cultura da cidade. Esse novo espaço também é uma forma de dar oportunidade para quem nunca conseguiu expor suas obras e trabalhos", disse o secretário municipal de Cultura, Roberto Costa.

A mostra, que ocupa o salão principal da Casa de Cultura, inclui itens raros dos vários artistas da música brasileira com quem JB já trabalhou e ainda trabalha. Dentre eles, o cantor e compositor Geraldo Azevedo; Elba Ramalho e Alceu Valença.

No meio artístico, roadies são os técnicos e o pessoal de apoio, que montam palco, cenários, iluminação, equipamentos, além de colaborar na produção de shows e eventos. JB é roadie de Geraldo Azevedo há mais de 30 anos.

A exposição do Museu do Roadie JB ficará em cartaz até o dia 7 de maio, com entrada gratuita e aberta ao público de terça a sábado. Informações e agendamentos para grupos devem ser realizadas pelo WhatsApp (21) 98958-8727. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro de Itaboraí.