Carnaval e gastronomia no Rio de Janeiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de respeitados os preceitos e resguardos da quaresma, era costume nos subúrbios uma batalha carnavalesca no sábado de Aleluia. Resgatando essa tradição na edição de abril, a Feira das Yabás, a roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, receberá, neste domingo, 17 de abril, a partir das 13h, na Praça Paulo da Portela, o Cordão do Boitatá, tradicional bloco de carnaval carioca.

Além disso, o evento prestará homenagem aos 99 anos da Portela e 101 anos de Dona Ivone Lara.

No evento, é possível degustar o melhor da gastronomia suburbana. A programação começará com o famoso cortejo do Cordão do Boitatá, que sairá do símbolo Olímpico no Parque de Madureira, levando os foliões em direção à praça Paulo da Portela. No local, haverá apresentação do Dj Café, seguida pela tradicional roda de samba comandada pelo anfitrião da festa, Marquinhos de Oswaldo Cruz.

O sambista passará então o bastão para os convidados do mês, o Cordão do Boitatá.

A Feira das Yabás acontece há 13 anos no bairro de Oswaldo Cruz, contíguo a Madureira. De destacada relevância para a preservação da cultura afro-brasileira, declarada Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018. O evento é gratuito.